Auditório do hospital IBR

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou nessa quinta-feira (27), uma capacitação sobre protocolo de atendimento às pessoas com diagnóstico de tuberculose ou síndromes respiratórias para as equipes de vigilância da rede hospitalar de Vitória da Conquista. O encontro aconteceu no auditório do Hospital IBR.

A ação tem o objetivo de ampliar o diálogo entre as equipes do núcleos de vigilância dos hospitais e a Vigilância Epidemiológica da SMS, para avaliação e monitoramento dos agravos que chegam à rede hospitalar. Segundo a coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica, Amanda Lima, este mês, a vigilância está focada neste dois agravos.

“Nessa capacitação estamos abordando os fluxos e protocolos de atendimento para estas doenças, tirando dúvidas e atualizando sobre coleta de exames, notificação no Sistema Nacional de Notificação, medidas de precaução, entre outros temas, a respeito desses dois agravos no ambiente hospitalar. O objetivo é fortalecer a vigilância destas doenças no ambiente hospitalar”, disse Amanda.

Adriana

Segundo a enfermeira e técnica do núcleo de vigilância do Hospital Municipal Esaú Matos, Adriana Vasconcelos, essa capacitação é muito importante para o desenvolvimento do seu trabalho. “É de grande importância esse contato com a Vigilância Epidemiológica para atualizações dos nossos protocolos, orientações, condutas, fluxos e de como nós devemos conduzir essa assistência no hospital, essa vigilância hospitalar”, afirmou.