Diante do momento de alerta sobre a adulteração de bebidas alcoólicas em todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, por meio das vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Nutricional, promoveu uma reunião de alinhamento na tarde desta sexta-feira (3), para adoção das medidas orientadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde da Bahia, com base nas notas técnicas.

Além de se manter em alerta, a SMS orienta consumidores e estabelecimentos a redobrarem os cuidados ao adquirir e consumir esse tipo de produto. O objetivo é prevenir riscos à saúde causados por mercadorias falsificadas ou adulteradas.

Bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas devem se atentar a alguns cuidados no momento da compra e do recebimento. É importante priorizar fornecedores idôneos e distribuidores que estejam legalizados e reconhecidos. Os comerciantes devem exigir e arquivar a nota fiscal, além de desconfiar de preços muito abaixo dos valores de mercado. Ofertas com custos muito baixos podem ser indício de falsificação.

Outro procedimento necessário é conferir a documentação – por exemplo, a chave de 44 dígitos que consta da nota fiscal. Deve-se também analisar com atenção os rótulos, selos e lacres de segurança do produto. No recebimento da mercadoria, recomenda-se que seja feita uma dupla checagem durante a entrega, sempre com duas pessoas presentes. Outra orientação: registre os dados do fornecedor e da nota fiscal. Ao fazer o controle do estoque, é recomendável restringir e monitorar o acesso de colaboradores aos produtos, a fim de evitar manipulações indevidas.

Os comerciantes também devem estar atentos a alguns sinais de adulteração: lacres tortos ou violados, erros de grafia nos rótulos, embalagens danificadas, diferenças na cor ou aparência do líquido e divergências nos lotes.

Orientações para os consumidores:

  • Ao adquirir bebidas alcoólicas, o consumidor deve comprar apenas em locais confiáveis. É preciso dar preferência a estabelecimentos comerciais com boa reputação e produtos com selo fiscal e rótulo visível.
  • Deve-se evitar bebidas de aparência duvidosa. Não consumir, por exemplo, bebidas com micropartículas, sujeiras, lacres tortos ou sem identificação clara.
  • Em caso de consumo de produtos adulterados, surgem os sintomas de intoxicação. A pessoa deve procurar atendimento médico imediato, caso sinta náuseas, dor de cabeça intensa, visão turva, tontura ou mal-estar.
  • Além de procurar atendimento médico urgente, o consumidor deve informar ao profissional de saúde que houve consumo de bebida alcoólica com suspeita de adulteração. É importante especificar o tipo da bebida e o local onde foi comprada.
  • O profissional de saúde deverá, obrigatoriamente, notificar a suspeita à Vigilância Sanitária e à Vigilância Epidemiológica, que dará prosseguimento à investigação do caso.
  • Em caso de dúvidas ou denúncias, entre em contato com a Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista pelo telefone (77) 3229-3044. A sua colaboração é fundamental para garantir a segurança de todos.