Notícias
Postado em 4 de julho de 2024 as 16:33:17
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) inaugurou recentemente sua nova sede, na Rua São Geraldo, onde oferece um ambiente amplo e confortável para prestar apoio às mulheres de Vitória da Conquista. Através da oferta de serviços importantes, a SMPM busca promover, além da proteção, o desenvolvimento da autonomia financeira das mulheres da região.

Nesses primeiros dias de funcionamento da nova sede, os servidores da SMPM estão empenhados em desenvolver ações estratégicas para alcançar a maior adesão possível do seu público-alvo, as mulheres conquistenses, especialmente aquelas que necessitam dos serviços oferecidos pela pasta.

A secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, celebrou a conquista do novo espaço, que representa o cuidado da Administração Municipal com pautas relacionadas ao direito da mulher. “Este novo espaço é caracterizado por um imóvel em um modelo de casa, e a casa tem sempre esse aspecto de acolhimento, esse formato de amor. E aqui nós estamos realmente com esse formato, muito amor aguardando e recepcionando as mulheres de Vitória da Conquista”, declarou Viviane.

Viviane Ferreira
Atendimento da SMPM
O trabalho da SMPM é dividido em dois eixos principais, que atuam em conjunto e com o objetivo de garantir o bem-estar e os direitos das mulheres. Dividem o espaço da nova casa, a Coordenação de Autonomia, que atua oferecendo projetos voltados ao empreendedorismo e mercado de trabalho, e também a Coordenação de Enfrentamento à Violência de Gênero.

Equipe da Coordenação de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres
Um dos principais programas oferecidos pela Coordenação de Autonomia e Políticas Transversais é a Sala da Mulher Empreendedora, um projeto pioneiro da Prefeitura que, desde 2021, tem impulsionado mulheres para o protagonismo no empreendedorismo local.

A secretária também destacou a importância da conexão entre os serviços e ressalta que as qualificações, capacitações e oficinas promovidas pela Coordenação de Autonomia e Políticas Transversais também têm como objetivo qualificar as mulheres e adaptá-las às demandas do mercado de trabalho. “Sejam aquelas que queiram sair da informalidade ou aquelas que estejam na formalidade, mas que precisam alavancar seus negócios, para que possam crescer”, acrescentou Viviane.
Palestra sobre Estratégias em Vendas
Para marcar o começo da nova etapa da SMPM, nesta quinta-feira (4), cerca de 30 mulheres atendidas pelo programa Sala da Mulher Empreendedora participaram da palestra “Estratégia em Vendas”, ministrada pelo professor Danilo Anunciação.

Taloane Oliveira, empresária no ramo da moda, que visitou a SMPM e a Sala da Mulher pela primeira vez, ficou sabendo do programa através das redes sociais e se interessou pela oportunidade gratuita oferecida. “Por mais que eu tenha loja, o conhecimento nunca é demais. Aqui eu posso conhecer outras pessoas, vendendo mais e podendo melhorar no negócio também. Penso que cada vez mais pessoas precisam saber destes programas e aqui fui muito bem acolhida”, declarou a empresária.

Taloane (primeira à esquerda) e a equipe da Coordenação de Autonomia e Políticas Transversais para Mulheres
Jucélia Reis, que é atendida pela Sala da Mulher desde o início do ano, compartilha a transformação que ocorreu em sua empresa após receber apoio da sala. Ela destaca que aprendeu a dar os primeiros passos em seu negócio e agora está consolidada.” Foi um salto gigantesco, de fevereiro até agora, eu cheguei toda tímida, recomendo 100% que venham, porque aqui tanto tem assessoria para quem está começando, que foi o meu caso, quanto para aqueles que já são experientes. Com o espaço mais amplo, a gente se sente mais em casa”, acrescentou Jucélia.

Jucélia
Atendimento às mulheres vítimas de violência
A nova sede também abriga o núcleo da Coordenação de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, que oferece suporte aos serviços do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (CRAV) e promove a inclusão social de mulheres em situação de risco e violação de direitos.

A coordenadora do Crav, Monique Cajaíba, salientou que o novo espaço da SMPM, assim como o CRAV, que possui um espaço próprio, representa mais um local para o acolhimento e que está aberto a todas as mulheres que necessitam de apoio.

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) funciona na Rua São Geraldo, nº 650, Centro. Além da sede, a SMPM também tem um posto localizado na Prefeitura da Zona Oeste (PZO), no Centro Cultural Glauber Rocha e no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos, localizado na Rua Jesiel Norberto, nº 40, bairro Candeias.







