A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo Pedagógico, promoveu mais uma série de formações visando aperfeiçoar e capacitar os servidores que atuam nas salas de aula da rede municipal de ensino. Elas aconteceram no Centro Municipal de Formação Educação Prof. Raymundo Vianna.

Na terça-feira (30), a equipe de Educação Especial do Núcleo Pedagógico realizou uma capacitação para cerca de 80 novos Auxiliares de Vida Escolar (AVE), contratados na primeira chamada junto a empresa terceirizada GN Nordeste.

De acordo com a formadora Gilnúbia Mendes da Silva, a abordagem teve como objetivo discorrer sobre as atribuições dos auxiliares com os alunos com deficiência no contexto escolar, além de discorrer sobre a forma de conduzir o trabalho em meio a crises e comportamentos dos alunos. “Tudo isso com vistas a contribuir para garantir o acesso, a permanência e formação desse público”.

Atuando na Escola Municipal Dr. Raimundo Bahia da Nova, Maria Clara disse que foi uma formação enriquecedora para ajudar com as crianças. “Aprendi muito. Tem coisas que vou levar ao trabalho para colocar em prática, tinha dúvidas que aqui foram tiradas”. Ela sempre gostou de trabalhar com crianças e o despertou o desejo de ser auxiliar quando trabalhou numa casa de família com crianças autistas. “Também já fui babá. Me identifico trabalhar com crianças”.

Também foi realizada uma formação para os professores do 4º ano dos anos iniciais. Ministrada pelo professor Dr. Hermes Renato Hildebrand, da Universidade de Campinas (Unicamp), abordou o tema “Introdução ao Pensamento Computacional e Inteligência Artificial na Educação Básica”.

Dr. Hermes explicou que a ideia foi trazer uma série de atividades que os professores podem desenvolver com os alunos para poder trabalhar o pensamento computacional que é um conceito novo que utiliza ferramentas digitais para realizar. “As atividades podem ser desenvolvidas em Ciências, Português em outras linguagens, em outras formas, Precisa criar a atividade e ação, essa ideia de os alunos fazerem e desenvolvem a atividade”.