A Secretaria Municipal de Educação (Smed), através do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas (NPMV), realizou, na última semana, um trabalho de conscientização sobre o bullying em várias escolas da rede municipal, entre elas, a Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa, Círculo Escolar Integrado (CEI) de Bate-Pé. Nesse início de ano letivo, a equipe está tratando de questões relacionadas às consequências do bullying.

O uso do celular em sala de aula também fez parte das discussões, principalmente sobre a forma como os professores devem conduzir a situação para evitar conflito com os alunos. “É mais uma oportunidade para o Núcleo firmar parceria com a escola e fazer esta aproximação com o alunado”, disse Cleire Alves, uma das representantes do Núcleo.

Cleire e os alunos

A diretora da unidade de ensino, Maria das Graças Brito Santos, disse que sentiu a necessidade de convidar membros do NPMV para ir à escola conversar sobre bullying, preconceito e normas coletivas necessárias à boa convivência no ambiente escolar: “Os professores perceberam a importância desse momento, que foi feito a cada duas turmas, num espaço bem propício, e foi discutido de uma forma bem tranquila, numa linguagem bem adequada. Creio que foi muito bom”.

Emanuele Paiva Santos, aluna do 6º ano, turma C, disse que aprendeu muito sobre o bullying. “O bullying tem como parar. Ele machuca, ofende a pessoa e é crime. A conversa foi muito boa para ajudar alguns alunos”.

NPMV em Cercadinho com a equipe Gestora da Unidade

Ações do NPMV em 2025 – Desde a primeira semana do ano letivo de 2025, o Núcleo de Prevenção e Monitoramento à Violência vem atuando nas unidades de ensino. Na sexta (7), com o Programa de Pacificação de Conflitos, esteve presente na Escola Municipal Rui Barbosa, em Cercadinho, Zona Rural do município. A equipe realizou o trabalho com a participação do Conselho Tutelar, representado por Simone Moraes, e da professora da Escola Municipal Rui Barbosa, Gislene Santos Almeida de Souza, que falou sobre os prejuízos do uso excessivo de telas.

De acordo com o coordenador do Núcleo, Rodrigo Ferreira, a proposta levada pelo Programa de Pacificação foi a realização de uma prática circular com o foco no autoconhecimento e na autoavaliação do que aprendemos ao longo da vida: “Também incluiu reflexões sobre o convívio com os pares, sobre como avaliamos o nosso ambiente de trabalho, o que pode ser melhorado e o que depende de cada um individualmente”, afirmou Rodrigo.

A diretora Solange Silva Santos Moura afirmou que o Núcleo de Prevenção tem desempenhado um papel importante em toda a rede de ensino, oferecendo momentos para a partilha de vivências, de escuta e acolhimento. “Estiveram conosco em um primeiro momento participando da reunião de pais. Mostramos à nossa comunidade escolar que temos parcerias e ainda trouxeram esclarecimentos e orientações para os participantes. No segundo momento foi realizado o círculo de conversa entre os servidores, para podermos compreender melhor situações do nosso dia a dia.”

Na quinta-feira (13), o NPMV realizou formação para servidores da Creche Conveniada União e Força sobre “Comunicação Não Violenta”. O coordenador Rodrigo Ferreira explicou que este encontro teve o objetivo de levar à equipe escolar pontos para reflexão quanto ao convívio entre pares no ambiente de trabalho, assim como demais espaços. “Fomos bem recebidos por toda a equipe, que reconheceu o momento como de grande valor aos presentes”.

A diretora Juliana Afonso destacou o momento como muito importante para a creche. “Atendemos crianças de 2 a 5 anos. Trata-se de um tema de fundamental importância aos profissionais para que possamos melhor atender a comunidade”.