Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 18 de setembro de 2024 as 11:12:27 e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 13:12:58
O Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed) está promovendo desde o dia 16 e segue até amanhã (19), o segundo encontro com os gestores escolares deste ano. Nesta quarta (18), foi a vez de reunir todos os que comandam as escolas de tempo integral. O evento está acontecendo nas dependências da Faculdade Santo Agostinho (Fasa), campus Shopping Boulevard.
A articuladora da Superintendência do Núcleo Pedagógico da Smed, Séfora Barros, disse que o fechamento de mais um trimestre se trata de um momento crucial. “Convidamos os gestores para refletir sobre os resultados do Ideb, a evolução da leitura das crianças, sobre a avaliação diagnóstica formativa, e fazemos uma análise de resultados. Como está o crescimento no que tange à aprendizagem destas crianças dentro da sua especificidade, respeitando o desenvolvimento de cada aluno e de cada aluna? Também estamos refletindo sobre o processo do avaliar internamente na escola. O que é? Para que serve? Numa perspectiva de diagnóstico e de traçar as estratégias para alcançar nosso grande objetivo, que é garantir o direito de aprendizagem”, afirmou.
- Séfora
- Edgard Larry
- Elizangela
Para o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, a formação deve ser um processo contínuo: “A cultura organizacional implica em planejamento e execuções permanentes, mas perpassando por processos avaliativos que sejam retroalimentados permanentemente.” Ele também falou sobre a importância do processo avaliativo. “Nos baseamos no conhecimento, dados, estatísticas, mas é necessária a compreensão das situações fáticas do dia a dia, os problemas cotidianos. O processo avaliativo é fundamental. Ele permite direcionar, redirecionar e também de inovar”, acrescentou.
Para Elizangela Santos de Azevedo, diretora do Círculo Escolar Integrado (CEI) de Campo Formoso, Escola Municipal Otaviano Salgado, é muito importante participar dos encontros. “É o momento em que nós, que estamos no chão da escola, nos encontramos para saber o que as outras escolas estão fazendo, ouvir as experiências exitosas e as dificuldades, e as orientações que a própria Smed nos dá. Isso enriquece muito o nosso trabalho”, contou.