Educação
Postado em 26 de abril de 2023 as 15:58:37
A Secretaria Municipal de Educação (SMED) está realizando formação para monitores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e creches conveniadas, de 25 a 27 abril, no espaço de literatura infantil da Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, local adequado para se trabalhar o tema principal sobre Contação de Histórias.
Responsável pelo treinamento, a gerente da Biblioteca Municipal e contadora de histórias, Jeane Mary Soares Rocha, informou que o tema está sendo trabalhado de forma lúdica. “Estamos com servidores da educação infantil. Não podemos falar de infância, sem mencionar as brincadeiras. Então a história também tem esse elo para que a criança possa trabalhar com a imaginação, a fantasia e isso é muito importante, porque a criança quando brinca e ouve história, se reconstrói e constrói alguns elos tanto na área psicológica, como física. Aspectos que elas não entendem na vida adulta, mas através da história eles passam a compreender”.

Jeane Marie
Entre os tipos de contação de histórias, trabalhados na formação, estão a história cantada, com ginástica historiada e também a tradicional. “Os pais não contam mais histórias, então é importante também trabalhar com a forma tradicional, uma boa leitura, obedecendo todas as técnicas de leitura dinâmica”. Para Jeane, a contação de histórias é uma tradição que está se perdendo e que nos dias atuais serve como uma ferramenta para abrir um diálogo. “Estamos perdendo o diálogo, de conversar e de ouvir, então, a história é muito importante neste momento que a gente está vivendo”.
Integrante da equipe de coordenação da educação infantil, do Núcleo Pedagógico da Smed, Karina Melchisedeck Meira destacou que o objetivo da formação é proporcionar um encontro enriquecedor para os monitores, algo dinâmico, participativo e significativo, para que possam usar a contação de histórias como um recurso de aprimoramento da prática pedagógica, potencializando as várias aprendizagens das crianças da educação infantil.
- Karina Melchisedeck Meira
- Priscilla Nogueira Oliveira
Para a monitora do CMEI Senhorinha Cairo, Priscilla Nogueira Oliveira, a formação é necessária, porque as questões de pedagogia, de ensino e aprendizagem, vão se desenvolvendo cada dia mais. “Temos que acompanhar as mudanças e participar de formações, correr atrás de mais conhecimentos e repassar aos alunos”, disse. Sobre a oficina de contação de histórias, ela considera que se trata de algo fundamental na educação infantil. “Na contação de história, desenvolvemos a imaginação, a criatividade e a oralidade da criança”, concluiu