A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Educação Especial Inclusiva do Núcleo Pedagógico, promoveu a formação para Auxiliares de Vida Escolar durante essa semana. O evento foi realizado no foyer do Planetário Professor Everardo Públio de Castro.

As coordenadoras Simone Neri da Silva e Lívia Pinheiro foram as responsáveis pela formação, dividida em duas etapas. Na primeira, foi apresentada a função dos auxiliares, como melhor exercer essa função, trazendo a legislação mais atualizada possível. “Muitas vezes eram confundidos como a babá dos filhos, e às vezes não tinham a função de mediação de vida escolar mesmo, ficavam só ali ao lado do menino. Agora estamos ampliando esses horizontes para esta função, que pode ir muito mais além do que cuidar como uma babá cuidaria. Ela pode ser até mediadora da aprendizagem da criança”.

No segundo momento, foi apresentada uma orientação de como proceder quando há uma incidência muito grande de crises e colapsos nervosos dos alunos em sala de aula. “Pelo estresse do convívio social, da hiperexposição, os estímulos que são muitos, a criança em casa convive com duas, três pessoas, mas chega ao ambiente escolar, vai para uma sala de 25, 30 alunos, e na hora do intervalo se depara com um grupo de 250 a 300 alunos. Então isso gera um estresse, uma sobrecarga muito grande”.

Segundo Simone, a permanência deste aluno fica comprometida nessas horas. “A rede municipal vem garantindo a matrícula, o auxiliar e agora, ao preparar os profissionais para lidar com estas crises, vamos garantir também a permanência, muitas vezes prejudicada por causa dessas situações de crise”.

Auxiliar de Vida Escolar na Escola Municipal Batista Tia Zefa, Agmaí de Jesus Souza atua há dois anos como auxiliar e considerou a formação como muito importante. “Tenho aprendido muito, descobrindo como tratar e cuidar das crianças com deficiência e melhorado meu comportamento como pessoa. Na formação eu complemento esse convívio com a criança lá na escola”.