Até a próxima sexta-feira (15), os professores da Rede Municipal estarão participando da primeira formação do ano letivo de 2024. Nesta segunda-feira (11), a capacitação contempla os profissionais do 5º ano, no Planetário Everardo Públio de Castro, no Centro Cultural Glauber Rocha.

Neste primeiro dia, são esperados cerca de 100 participantes. Segundo a coordenadora pedagógica da equipe de formação dos anos iniciais, Juliana Brito, esse é um momento de trabalhar com os professores as propostas da Rede Municipal, para que eles desenvolvam o trabalho com base nas orientações passadas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).

“Estamos apresentando tudo que a rede propõe, os projetos, as diretrizes, fazendo a formação normativa e organizando todo o material que será usado em 2024, com planejamento interdisciplinar, trabalhar com temáticas como a da dengue, alimentação escolar, resultados obtidos no ano anterior nas avaliações externas”, explicou.

Adelaide Lourdes, Juliana Brito e Patrícia Flores estiveram à frente da formação desta segunda-feira

A professora do CEI de Baixa da Fartura, Lucijack Ferraz, destacou esse momento de orientação para os professores. “Eu acho muito importante, é um norte para a gente, porque são vários projetos. Então, se a gente tiver só na escola, às vezes a gente não dá conta de acompanhar. Nas formações, a gente consegue ver o que está sendo feito, receber as informações e os colegas sempre trazem uma ideia do que está usando”.

Quem também aprovou a formação foi a professora recém-convocada do concurso, Magna Luz. “Uma capacitação importante para a minha formação, para o ensino das crianças, e todo esse material é importante para a gente trabalhar, fazer um bom trabalho e ter os bons índices que almeja, com a nossa colaboração. A gente precisa de formação contínua e espero que esse ano seja bem proveitoso, principalmente para os alunos”, disse.

Durante a formação, também foi abordada a situação das arboviroses e foram entregues aos professores o material que eles irão utilizar como pesquisa para trabalhar com os alunos. Segundo a Smed, este é o segundo ano que o Município adquire material sobre a temática.

Além disso, nesta manhã, a Smed entregou kits para as escolas que tiveram os melhores desempenhos no Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), realizado no ano passado. A Escola Municipal Zica Pedral ficou em primeiro lugar em matemática entre as escolas municipais. A professora Juliana Ribeiro disse que desde cedo já estava de olho no kit para os alunos. “Os alunos são ótimos, gostam de jogar, na hora que eu vi o joguinho eu amei, porque trabalha com raciocínio lógico, então todos esses joguinhos são ótimos para trabalhar com matemática”, comemorou.

Juliana Ribeiro