Coordenador do Núcleo Pedagógico da Smed, Ronilson Ferreira, explica metas e ações

No ano passado, psicólogos e assistentes sociais da Secretaria Municipal de Educação (Smed) fizeram um trabalho de diagnóstico e de escuta ampliada e coletiva das demandas da rede municipal de ensino. Para alinhar as ações do ano letivo de 2022, a partir do diagnóstico realizado, a Smed promoveu um encontro com os profissionais no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), na sexta-feira (5).

Segundo o coordenador do Núcleo Pedagógico da Smed, Ronilson Ferreira, “a partir destas informações a secretaria fará as ações e intervenções, estruturando o serviço para acolher famílias e alunos, contribuindo para a retomada das atividades”.

A coordenadora do Núcleo Pedagógico de Educação Especial da Smed, Mara Viana, acrescentou que os profissionais das equipes multiprofissionais que durante as férias letivas estavam dedicados integralmente ao atendimento das famílias que foram desabrigadas por conta das chuvas do fim do ano, retornam à atuação direta aos alunos, famílias e profissionais da Rede Municipal de Ensino.

“Os psicólogos e assistentes sociais integram as equipes pedagógicas das Unidades Escolares, com o objetivo de garantir o direito ao atendimento especializado, tendo em vista o desenvolvimento da aprendizagem e o sucesso educacional dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino”, explicou Mara Viana.

Para a psicóloga Larissa Bahia, que participou do encontro, é importante alinhar não só as demandas, mas também as expectativas dos profissionais. “Aproveitamos para passar a coordenação o que temos feito e o que precisamos e eles nos orientam de acordo com que a secretaria espera de nós”.

Já a assistente Social, Denise Reis Cardoso, avalia que a meta é que nenhum aluno fique fora da escola. “Então, aqueles que ainda não conseguimos trazer, com todo o trabalho que foi realizado em 2021, agora com as novas matrículas, vamos continuar buscando, procurando entender o porquê desta ausência na sala de aula. Assistentes sociais, psicólogos, professores e diretores, todos, estarão trabalhando em conjunto com as famílias para que garantir este direito da criança e do adolescente estar na escola”, disse ela.

Também participaram do evento a coordenadora operacional da plataforma do Busca Ativa na Smed, Emília Guimarães, a assistente social Natilaane Brito Santos, a assistente Adelmita Oliveira e a psicóloga Cléa Lopes.