Desenvolvimento Social
Postado em 26 de julho de 2025 as 09:00:59

Semdes irá articular formação voltada aos profissionais da Polícia Militar
Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) se reuniram com o capitão da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (78ª CIPM), Oséias Varges, para ampliar o diálogo entre as instituições e alinhar ações voltadas à proteção de crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violação de direitos. Um dos principais pontos discutidos foi a realização de uma formação destinada aos policiais militares do município.
Durante a reunião, realizada na última quinta-feira (24), foi debatida a proposta de uma capacitação voltada à atuação da PM no contexto da rede de proteção social e do Sistema de Garantia de Direitos. A ideia é que os policiais estejam cada vez mais preparados para identificar e encaminhar situações que envolvam violações de direitos, fortalecendo a integração entre segurança pública, a assistência social e o Sistema de Garantia de Direitos. A parceria entre Semdes e Polícia Militar deve também fortalecer o trabalho da patrulha preventiva da 78ª CIPM, que é chefiada pelo capitão Oséias.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, esse tipo de iniciativa é fundamental para garantir uma resposta mais qualificada à população. “Estamos avançando na construção de um trabalho intersetorial, em que a segurança pública e a assistência social caminham juntas. A formação que estamos articulando é uma etapa importante para que os agentes de segurança compreendam a atuação da rede de proteção social e possam ser parceiros ativos no cuidado e acolhimento às vítimas. O compromisso da gestão é garantir que ninguém fique desprotegido diante de uma situação de violência”, afirmou o secretário.
O capitão Oséias Varges também destacou a importância da iniciativa e a receptividade da Semdes em fortalecer esse diálogo. “Foi uma reunião muito produtiva. Além de tratarmos da capacitação dos policiais, também discutimos como a patrulha preventiva pode atuar de forma mais integrada com as equipes sociais da Prefeitura. Fico muito feliz com os esclarecimentos que recebemos e espero que essa parceria se fortaleça cada vez mais”, declarou o capitão.
- Michael
- Capitão Oséias
Ainda durante o encontro, o capitão recebeu cópias do Fluxo e do Protocolo Unificado de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, documentos produzidos no âmbito do Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC), que trata do atendimento intersetorial às vítimas ou testemunhas de violência do município.
A capacitação dos policiais está prevista para o mês de setembro e será articulada pela diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, e pelo coordenador da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Jerry Lavelle. Na ocasião, a equipe da Semdes também convidou a PM a participar do Curso Introdutório à Política de Assistência Social, cuja próxima turma está prevista para o final de agosto.