Notícias
Postado em 18 de outubro de 2025 as 14:54:27
e atualizado em 13 de novembro de 2025 as 15:06:38
Na busca pelo aprimoramento das ações de Controle e Integridade da gestão pública, o Município de Vitória da Conquista tem fortalecido o diálogo com órgãos de Controle de instituições parceira. Um exemplo disso foram as visitas técnicas realizadas pela Secretaria de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção – STPC à Controladoria Geral do Estado de Goiás – CGE/GO e a Controladoria Geral do Município de Salvador – CGM/SSA, durante este mês de outubro.
Em visita à sede da CGE/GO, que atualmente se encontra no Nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), o secretário da STPC, Mateus Novais, e a Controladora Interna, Larissa Freitas, tiveram a oportunidade de trocar experiências e verificar melhores práticas, como o programa Estudantes de Atitude, executado pela CGE Goiás em parceria com a Secretaria de Educação.

Equipe em Salvador
Também detentora da certificação Nível 2 IA-CM, a equipe da CGM de Salvador apresentou o modelo de aplicação do IA-CM no âmbito municipal. Durante a visita, o subcontrolador da CGM Salvador, Rafael Figueiredo, agradeceu a presença da equipe de Vitória da Conquista e colocou o órgão à disposição para novas trocas. “Seguimos compartilhando experiências e apoiando outras controladorias em sua trajetória para avançar na auditoria interna rumo ao IA-CM”, disse Figueiredo.
O secretário da STPC, Mateus Novais, destacou que “a Prefeitura de Vitória da Conquista não para de buscar modelos e ferramentas que auxiliem na estruturação de ações voltadas a uma atuação mais efetiva do Controle, acompanhando, dessa forma, as abordagens mais atuais no que se refere às melhores práticas de controle. Nosso objetivo é assessorar a Gestão Municipal na busca de melhores resultados, que gerem melhores entregas para a população”.

Para a Controladora Interna, Larissa Freitas, estas visitas técnicas proporcionam “uma visão mais ampla sobre as melhores práticas de Controle e Auditoria Interna, ampliando as possibilidades de atuação do Controle e possibilitando a aplicação de modelos e ferramentas voltadas a melhoria da efetividade das ações, proporcionando o fortalecimento das entregas ao cidadão e permitindo a mensuração dos resultados e melhorias alcanças com a execução das auditorias internas”.

Visita à Controladoria Geral do Estado de Goiás
Sobre IA-CM
O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público (Internal Audit Capability Model for the Public Sector), foi desenvolvido em 2009 pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), com apoio do Banco Mundial.
Tendo como pilares o Planejamento, Execução, Comunicação e Monitoramento, a auditoria interna efetiva deve buscar melhores resultados para a Administração Pública e para o cidadão. Busca-se o alinhamento estratégico com a gestão, a avaliação dos riscos existentes, a identificação de pontos de melhoria dos processos internos e o monitoramento das recomendações efetuadas, no intuito de alcançar uma maior efetividade nas ações.





