A capacitação ocorreu no auditório da OAB

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Regulação Controle e Avaliação (Drac), realizou mais uma capacitação sobre o novo fluxo de marcação de consultas da Central de Regulação, Procedimentos e Exames Especializados (CRPEE), que funciona no Facilita Saúde. O público desta ação são os servidores que atuam no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) das unidades de saúde.

O encontro teve por objetivo atualizar e tirar dúvidas dos profissionais do Same que atuam nas recepções das unidades e que, por isso, são os primeiros a entrarem em contato com a comunidade. “Estamos fazendo este movimento de capacitação com os servidores que atuam em nossas unidades de saúde, já fizemos com os marcadores, com os médicos e agora com o Same, que é o profissional que primeiro recebe a demanda dos pacientes que buscam nossas unidades para atendimento. Acreditamos que todos devem estar bem informados e bem esclarecidos sobre o novo fluxo para melhor atender a comunidade”, explicou a secretária de Saúde, Fernanda Maron.

Fernanda

Segundo Fernanda, a mudança do fluxo da Central de Marcação do Facilita, que recebe pacientes de alta complexidade para o atendimento de suas demandas de saúde, já apresenta bons resultados. Ela explicou que desde o inicio de fevereiro, quando mudou o formato de atendimento, com acolhimento de todos que buscam a unidade do Facilita Saúde em todos os dias da semana, os usuários estão conseguindo ter resolutividade maior na marcação dos seus exames e consultas.

Segundo informações da Central de Marcação, as consultas de especialistas foram agendadas quase na sua totalidade. “Porém, vale destacar que como o agendamento é feito através da classificação de risco, estamos sensibilizando os nossos profissionais em relação à importância do preenchimento adequado do motivo da solicitação da avaliação com especialista/exame. Sabemos que a mudança aconteceu de forma recente, ajustes irão acontecer constantemente, porém, estamos trabalhando em equipe para o fortalecimento contínuo dos nossos processos de trabalhos”, esclareceu a secretária .

Nilde

Maria Nilde Pereira dos Santos, que trabalha no Same da Unidade de Saúde da Família (USF) do Recanto das Águas, é servidora do município há 25 anos e tem sete meses na unidade do Recanto. Para ela, a atualização chegou em boa hora e vai facilitar o atendimento. “A gente que trabalha diretamente com o público precisa estar bem informado para poder orientar melhor os pacientes que chegam em nossa unidade”, disse.