Auditório do Polo de Educação Permanente

Enfermeiros e médicos das unidades da Rede Básica de Saúde participaram nessa quarta-feira (2), no auditório do Polo de Educação Permanente do Cemae, de uma capacitação sobre sonda vesical ou cateter urinário de alívio ou de demora. O objetivo foi a qualificação dos profissionais que realizam este procedimento nas unidades de saúde do município.

O curso foi ministrado pela secretária de Saúde, Fernanda Maron, que abordou a teoria e a prática do procedimento. “Com essa qualificação pretendemos ampliar o acesso deste procedimento nas unidades de saúde e consequentemente diminuir a procura deste serviços nos hospitais e/ou unidades de emergência. Este é um aprendizado constante para as nossas equipes prestarem um atendimento qualificado aos nossos usuários”, explicou Fernanda.

Segundo a diretora de Atenção Básica, Thaise Alcantara, este é um procedimento já ofertado aos pacientes que estão com dificuldade de urinar e que tenha indicação médica, e é ofertado em todas as unidades de saúde do município, tanto para o paciente que procura as unidades, como também para aqueles que recebem visita domiciliar. “O intuito dessa capacitação hoje é de fato qualificar as equipes, tanto o enfermeiro quanto o médico das unidades de saúde do município, para que acolha o paciente e esse paciente tenha essa rotina de fazer o procedimento dentro das nossas unidades”, disse.

Para a enfermeira da Unidade de Saúde da Família Lagoa das Flores, Vanessa Montroze, a atualização e qualificação para este procedimento é muito importante, principalmente porque em sua área de atendimento existem alguns usuários que necessitam deste procedimento. “Nós temos na área de abrangência alguns pacientes, principalmente idosos, que fazem uso prolongado de sonda vesical de demora. Geralmente são pacientes que estão em acompanhamento com a urologia, e tem indicação do médico e nós realizamos o procedimento, que é a troca, a orientação e a manutenção do uso desse dispositivo”.