Equipe de atendimento a pacientes com tuberculose do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realiza a campanha municipal de combate à tuberculose neste mês de março e abril.

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos. Ela é transmitida pelo ar, através da tosse, espirro ou fala de pessoas contaminadas; tem cura, mas o tratamento deve ser seguido corretamente até o final para evitar recaídas e resistência da bactéria aos medicamentos.

Segundo a médica pneumologista, Vanessa Khouri, que atende no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, a tuberculose é uma das doenças infecciosas que mais mata no Brasil e mundo. “Ela é transmitida de pessoa para pessoa por meio da gotícula respiratória, pela fala e espirro de uma pessoa doente sem tratamento. A forma mais comum de manifestação é a tuberculose pulmonar, por isso, todos devem ficar atentos à tosse persistente, febre no fim da tarde e sudorese noturna. Procure a unidade de saúde, pois, a tuberculose tem tratamento e tem cura”, disse.

Entre 2024 e 2025, segundo dados do Sistema Nacional de Notificação (Sinan), foram registrados 105 casos novos, 28 pacientes tiveram alta por cura e 11 tiveram alta por outros motivos (mudança diagnóstica, transferência ou abandono). Atualmente, estão em tratamento no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, 66 pessoas.

Vitória da Conquista é o segundo município na Bahia com um centro de referência para o tratamento da doença que conta com uma equipe multidisciplinar (enfermeira, assistente social, farmacêutica, técnica de enfermagem e médica pneumologista), que é um diferencial para o acompanhamento dos pacientes que tem contribuído para melhoraria dos indicadores ao longo do tempo. A unidade está localizada na Praça João Gonçalves, S/N – Centro (ao lado do CAAV), e funciona das 7h às 12h de segunda a sexta-feira.

Veja a programação:

21/03

Capacitação com a equipe do Consultório na Rua e Centro Pop e Serviço de Abordagem Social

23/03

Dia “D” de Combate à Tuberculose na Feirinha do Bairro brasil

24/04

Reunião integrada com o CEREST sobre o dia D da Tuberculose e o projeto Integra Saúde no trabalho: um olhar vigilante para a Tuberculose

27/03

Capacitação com a rede hospitalar no Hospital IBR

28/04

Capacitação com os profissionais da Atenção Básica (técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde)

30/04

Capacitação com médicos e enfermeiros da Atenção Básica