Notícias
Postado em 6 de outubro de 2025 as 14:33:29
e atualizado em 7 de outubro de 2025 as 15:12:24

Polo de Educação Permanente em Saúde
Na manhã desta segunda-feira (6), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Imunização, iniciou a Campanha de Multivacinação 2025, com a realização de treinamento para técnicos de enfermagem e enfermeiros das unidades de saúde da zona rural e urbana.
O objetivo da ação foi atualizar, mobilizar e montar estratégias para a realização do Dia D da campanha que acontecerá no sábado (25). “Hoje, tivemos aqui dois profissionais de cada unidade de saúde, que puderam tirar suas dúvidas sobre a campanha, público alvo, estoque de vacina e estratégia de divulgação no território”, explicou a coordenadora de Imunização, katarina Fontes, ressaltando que todas as salas de vacinação estão abertas e recebendo a população.
- Katarina
- Patrícia
Enfermeira na Unidade de Saúde da Família Nestor Guimarães, Elaine Patrícia disse que o treinamento é um momento não só de atualização das informações, mas também de mobilização. “Esse momento é muito importante porque a gente consegue traçar estratégias para conseguir implementar nas unidades da zona urbana e rural, então, é um momento que a gente pode expor as nossas dificuldades e traçar estratégias também para mobilizar a população, os agentes comunitários e toda a equipe para juntos conseguirmos atingir e alcançar a meta desta campanha que é a atualização da caderneta de vacinação”, esclareceu Patrícia.
Também foi realizado hoje, um treinamento online do Ministério da Saúde com os profissionais para alinhamento das estratégias, mobilização social e organização logística da campanha, com o tema “Conceito da imunização materna e a importância de nos preocuparmos com o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)”. A capacitação é fundamental, porque a previsão de recebimento da vacina contra o VSR, destinada a gestantes, está programada para o final de novembro.
Até o dia 31 de outubro, todas as 42 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS), tanto da Zona Rural quanto da Urbana, intensificarão a atualização da caderneta. Durante esse período, também será ofertada a vacina contra o sarampo para toda a população de 12 meses a 59 anos.
Dia D de Multivacinação em Vitória da Conquista
O Dia D de Mobilização Social no Brasil foi oficialmente definido para 18 de outubro. Entretanto, em Vitória da Conquista, considerando as particularidades locais e visando ampliar a participação da comunidade, o Dia D será realizado no dia 25 de outubro, quando todas as unidades de saúde do município estarão mobilizadas para atualizar a situação vacinal da população-alvo.
Salas de vacina com horário especial
De 6 a 10 de outubro: UBS Régis Pacheco e Admário Silva Santos, das 17h às 22h.
De 20 a 24 de outubro: UBS Régis Pacheco, Admário Silva Santos, Nelson Barros e Nova Cidade, das 17h às 22h.