Secretaria de Políticas para Mulheres destaca pioneirismo de programas voltados à autonomia feminina
Notícias
Postado em 9 de novembro de 2024 as 09:30:13
Teve início na noite desta sexta-feira (8), a “Feira Regional: Cultura, Arte e Empreendedorismo Feminino”, evento que reúne mulheres empreendedoras, ou com potencial empreendedor, em busca de mais visibilidade e oportunidades de negócio. Com entrada franca, a Feira é realizada no espaço da Fundação de Assistência e Desenvolvimento Humano para Crianças, Adolescentes e seus Familiares (Famec) e segue até este domingo (10).

Equipe da SMPM presente no evento
O evento é uma iniciativa da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município e da Associação Desportiva Guerreiros da Cultura, e conta com a parceria e apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado da Bahia.

apresentação de capoeira dos Guerreiros da Cultura
Sendo uma das principais parceiras da Feira, a SMPM leva ao evento seus principais serviços, entre eles, a Sala da Mulher Empreendedora, que possui expertise em desenvolver ações de empreendedorismo feminino. Uma das participantes da Sala, Yasmin Oliveira, é também expositora na Feira. Ela ressalta que o programa oferecido pela Prefeitura foi um importante agente de desenvolvimento de seu negócio. “Normalmente as mulheres não têm tanta visibilidade no sentido de empreendedorismo e precisam deste incentivo. O evento de hoje também é importante para que possamos divulgar nosso trabalho pra outras pessoas”, destacou Yasmin.

Neila, Efigênia e Yasmin
Outra participante da Sala da Mulher e também expositora da Feira é Neila Ribeiro. Segundo a empresária, o tratamento recebido na Sala da Mulher, que fica localizada na sede da SMPM, foi um “divisor de águas” para sua empresa dar os primeiros passos. “Para mim tem sido maravilhoso. Esse tipo de evento é importante para incentivar negócios engavetados ou quase engavetados e para que o nosso exemplo inspire outras mulheres que têm o desejo de empreender”, salientou Neila.

empreendedoras de Tremedal
Um destes exemplos inspirados pela Sala da Mulher Empreendedora surgiu há cerca de dois anos, no município de Tremedal. Presente nesta Feira Regional, a presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras de Tremedal (AME), Gabriela Campos, revelou que através do Sebrae obteve o contato da coordenadora da Sala da Mulher, Efigênia Ferreira, que prontamente a ajudou a reproduzir o projeto em sua cidade. “Começamos com quatro participantes e hoje somos 25. Estamos crescendo, com vários projetos e esta é a primeira feira que participamos para mostrar nosso exemplo para outros municípios”, declarou Gabriela.

Gabriela
Segundo a secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, Vitória da Conquista tem se destacado pelas políticas públicas voltadas não apenas à proteção como também à autonomia das mulheres. “Através da Sala da Mulher e de programas como o Mulheres que Conquistam, a Prefeitura vem mostrando também a outros municípios a importância de fornecer este tipo de qualificação e capacitação, mostrando possibilidades inovadoras na oferta de serviços” afirmou Viviane.

Viviane
A secretária complementou que a participação da SMPM na Feira Regional é um marco importante na consolidação das políticas para as mulheres em toda a região. “A gente está tendo a oportunidade de unir forças com outras instituições, trazendo mulheres de outras cidades à Vitória da Conquista e mostrando que, apesar das dificuldades, é possível sempre empreender”, ratificou.

Além das barracas em que as expositoras inscritas para participar da Feira apresentarão e comercializarão seus produtos, o evento conta com palestras e painéis sobre os desafios do empreendedorismo feminino, apresentações culturais e também com área de entretenimento infantil, facilitando a participação de mães empreendedoras e ambientes dedicados à troca de contatos com a criação de uma rede de apoio entre as participantes.







