Notícias
Postado em 6 de outubro de 2025 as 16:15:51
Como objetivo de inspirar meninas a almejarem posições de liderança e de destaque em diferentes áreas profissionais, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) realiza o projeto “Um dia que inspira o futuro”. Por meio da iniciativa, adolescentes de 12 a 18 anos vão acompanhar gestoras municipais e profissionais de vários ramos de atuação durante um dia de trabalho. Além disso, serão debatidas com elas questões relacionadas à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino.

Secretária Viviane Ferreira fala às adolescentes sobre política e empoderamento feminino
A primeira etapa deste projeto contará com a participação de 10 adolescentes que fazem parte do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca). Para conhecer melhor o programa, as meninas selecionadas estiveram na sede da Secretaria de Políticas para Mulheres, na tarde desta segunda-feira (6).
Na oportunidade, a secretária da pasta, Viviane Ferreira, destacou a importância da ação no protagonismo feminino em diferentes esferas, inclusive na política. “Se nós temos hoje uma prefeita e o protagonismo feminino em alta no município, é porque a gente se utilizou da política, pois o processo político em qualquer circunstância é necessário, já que é a partir dele que nós estaremos no centro das decisões”, disse em conversa com as adolescentes.
A coordenadora de Políticas e Assuntos Transversais da SMPM, Melry Amaral, explicou que a escolha do mês de outubro para o projeto se deu em virtude das comemorações pelo Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro.
Para a Mobilizadora do Nuca, Laís Senna, as expectativas são positivas. “Entendemos que o papel da menina hoje é um papel transformador, pois através das informações ela pode levar o conhecimento e empoderar também outras meninas, para que todas elas se sintam ocupantes de espaços”, ressaltou.
No Nuca há pouco mais de um ano, a estudante Danyellen Silva (15 anos) também acredita que o “Um dia que inspira o futuro” trará transformações para sua vida e de outras meninas. “Espero que o projeto ajude a gente a se empoderar mais e a ter voz ativa, pois muitas meninas ainda deixam os meninos falarem no lugar delas. E eu pretendo passar essa informações para outras meninas e para os meninos também, para que eles possam se conscientizar e melhorar a maneira como nos tratam”, concluiu.
- Laís
- Melry
- Danyellen
Nos próximos dias, as adolescentes vão acompanhar a rotina da prefeita, secretárias municipais, vereadoras e profissionais de diferentes áreas.