Notícias
Postado em 6 de dezembro de 2024 as 08:30:02
Na tarde desta quinta-feira (5), a Secretaria de Políticas para Mulheres (SMPM) entregou certificados do curso profissionalizante gratuito de manicure e pedicure a 20 mulheres, proporcionando novas oportunidades de formação e de trabalho.

O curso foi idealizado pela cabeleireira e professora Dolene Bajon, que procurou a Coordenação de Autonomia e Políticas Transversais da SMPM para compartilhar seu conhecimento adquirido após 20 anos de atuação na área de estética. A iniciativa foi abraçada pela SMPM, que disponibilizou espaço e cadastro em suas redes.

Dolene
No momento da entrega dos certificados, Dolene orientou as alunas a transmitirem o aprendizado para outras mulheres como uma “corrente do bem”. “Sempre tive apoio na minha trajetória de trabalho, e como forma de retribuição, vim oferecer meu conhecimento de forma voluntária. A área de manicure não se relaciona apenas com estética, mas também com questões de saúde, especialmente com o aumento de doenças transmissíveis em ambientes de beleza”, explicou a professora.

A secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, ressaltou que o espaço da SMPM está aberto para atividades profissionalizantes e que essas capacitações já têm impactado positivamente a vida de muitas mulheres em Vitória da Conquista. “Estamos trabalhando como agentes de transformação. O nosso foco é a autonomia das mulheres no município, ajudando-as a se habilitar e adquirir habilidades que possibilitem a inserção no mercado de trabalho, promovendo não apenas emprego e renda, mas também realização pessoal”, declarou Viviane.
- Viviane
- Melry
Após a entrega, Viviane apresentou às participantes do curso outros programas da secretaria voltados à autonomia financeira, a exemplo da Sala da Mulher Empreendedora. Através da Sala, as novas especialistas em saúde das mãos e dos pés poderão fazer a abertura do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e receber acompanhamento gratuito para o desenvolvimento de seus negócios.

Ilka Rocha, uma das alunas do curso, compartilhou sua experiência e as expectativas de crescimento profissional. “Soube do curso através de um grupo de bairro e tive muito interesse. Acredito que isso será um salto na minha vida financeira, pois a área da beleza está sempre em crescimento. Este curso é completo e me prepara para o mercado de trabalho, o que certamente alavancará minha carreira profissional”, afirmou Ilka.

Ilka
De acordo com a coordenadora de Autonomia e Políticas Transversais, Melry Amaral, a alta demanda pelos cursos tem possibilitado a abertura de novos projetos para atender um número maior de mulheres. “Hoje, finalizamos uma etapa que marca o início da jornada profissional para essas mulheres com o projeto ‘Mãos e Fios’. Durante o curso, elas aprenderam não apenas o conteúdo técnico, mas também como ingressar na carreira na área da beleza, que envolve tanto questões físicas quanto emocionais”, concluiu Melry.










