A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), de Vitória da Conquista, realizou o transplantio de três árvores da Praça Joaquim Correia para a Avenida Brumado. A transferência das palmeiras da espécie “rabo de raposa” foi necessária porque estavam sem espaço para se desenvolver já que no canteiro em frente à Prefeitura existem outras palmeiras, a exemplo da “Bismarckia”. O trabalho começou na terça-feira (8) e foi concluído nessa quarta-feira (9). Agora, além de preservar a espécie, o Governo Municipal embeleza a entrada da cidade.

“Havia na Praça Joaquim Correia cinco rabos de raposa, nós tiramos as três que estavam mais sufocadas pela palmeira bismarckia, a palmeira azul, e optamos por colocá-las na Avenida Brumado porque é uma área que também está em obra, temos a facilidade operacional de fazer o transplantio para o canteiro, e também vai compor o paisagismo da Avenida Brumado, que merece receber plantas bonitas para o paisagismo. O transplantio é uma forma de manutenção da espécie e de paisagismo”, explicou a secretária municipal do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, que acompanhou a ação.

A secretária ressaltou que a operação apesar de célere é complexa. Uma média de 20 pessoas esteve envolvida em todo o processo, além de máquinas como retroescavadeira, caminhão muque, caminhão-pipa, caminhão carroceria e veículos de suporte. “Então é uma operação bem complexa. Além do transplantio, é preciso fazer a preparação do solo. Aqui na Avenida Brumado, o solo é muito compactado, tendo muito cascalho. Então foi feita a correção do solo. Fizemos a abertura de berços gigantes para poder receber as palmeiras. Trocamos todo o solo desses berços, colocando terra vegetal, adubação adequada e vamos manter a irrigação”, citou Ana Cláudia.

Trabalhando há 35 anos na Avenida Brumado, Elmar do Ferro Velho, como é conhecido, disse que todos com quem conversou já aprovaram o paisagismo que é feito no local. “Esta ficando bonita a Brumado, ainda mais que está arrumando a entrada. Nós agradecemos a atual gestão por essa obra. A gente está vendo que Vitória da Conquista está melhorando”, comentou o comerciante.

“Está bem melhor para população e a mudança da cidade é sempre um bom começo. Eu gostei”, disse André Lima, que há seis meses veio para Vitória da Conquista trabalhar e comentou enquanto passava pela avenida.

Outros transplantios realizados pela Semma foram bem-sucedidos, a exemplo da própria Avenida Brumado, Olívia Flores, 10 de Novembro e Parque Municipal Lagoa das Bateias.