Dando continuidade ao trabalho de prevenção e conscientização sobre os perigos do bullying, o Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas (NPMV), da Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizou palestra informativa na Escola Municipal Milton Almeida Santos, na tarde de quarta-feira (9).

Durante o encontro, a psicopedagoga Cleire Alves reforçou com os alunos que o bullying é crime e falou das consequências na vida de cada um. “Eles pensam que é só uma brincadeira de mau gosto, mas não é. Bullying é uma violência séria”. Ela acrescentou ainda que as reações variam de pessoa para pessoa, desde uma forma mais introspectiva, de assimilar tudo e adoecer, assim como há aqueles que podem reacionar e trocar violência com violência. “Precisamos conscientizá-los disso e de que aquela plateia que geralmente se forma é uma negativa, tão do mal quanto o agressor, aquele que pratica o bullying. Nós precisamos cada vez mais de plateias do bem aqueles que desfazem o bullying, que notificam a direção da escola e que chamam o aluno mais tímido, que sofre, para perto, acolhendo esse colega”. Também participou do evento a Advogada, Patrícia Borba.

Para o diretor Alexandre Dourado Botelho, há uma grande preocupação com essas questões que estão no contexto dos Adolescentes. “A nossa escola é uma escola muito dinâmica, de alunos muitos enérgicos, e isso faz com que essas questões fiquem muito em evidência”. Ele agradeceu o apoio da Smed, por meio do NPMV, no sentido de esclarecer os fatos. “A questão do bullying, do preconceito racial e do reconhecimento da sua etnia, isso tudo é uma questão que precisamos trabalhar, para fazer com que intrigas e violência diminuam e que esse conhecimento também seja transmitido em casa, diminuindo também os questionamentos e problemas que têm trazido tanto da comunidade para escola e a escola para comunidade, com objetivo de estreitar as relações e melhorar ainda mais nosso trabalho”.

Aluna do sétimo ano, Maria Eduarda de Almeida Pires Silva, de 12 anos, participou do evento e aprovou. “Palestra muito incentivadora e precisa para aqueles que praticam. Que se tornem pessoas melhores e nunca mais façam isso”, declarou.

Escola Municipal José Mozart Tanajura – localizada no Vila América, esta unidade foi a primeira desta semana a receber o NPMV para falar sobre o bullying. Na segunda-feira (7), Cleire e Patrícia ali estiveram também com o objetivo de estar mostrando que o bullying não se trata de brincadeira, mas de violência.

A vice-diretora, Charlene Araújo Santos, agradeceu a presença da equipe do NPMV. “Entendemos a necessidade contínua de trabalhar este tema na nossa escola. Foi de grande valia e que nos ajuda no trabalho dia a dia com os alunos”. Para a responsável pela sala de leitura na unidade escolar, Edméia Soares Mendes, o tema foi muito importante para a escola neste momento. “Trabalho de suma importância da Smed para que os alunos vejam que é um crime e podem responder pelo que estão fazendo”. Aluna do 7º D, Beatriz Kethelen Mendonça de Sousa, 12 anos, disse que a palestra foi muito boa e importante para a escola. “A pessoa que pratica não sente na pele o que é sofrer bullying. Eu já sofri e sei que é muito ruim”.