Até esta sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo Pedagógico, promove a primeira formação do ano de 2025, para professores do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e multisseriadas. O encontro começou na segunda-feira (10) e tem o objetivo de alinhar as ideias e propostas para o ano letivo.

De acordo com a coordenadora pedagógica dos anos iniciais, Lara Nery Prates, após a Jornada Pedagógica, momento em conjunto que dá início ao ano letivo, este é o momento de reunir cada grupo de professor e pensar em estratégias de recomposição de aprendizagem de alfabetização para os alunos, além de traçar o perfil do que se espera de cada uma dessas turmas ao final do ano.

Lara acrescenta que serão apresentados resultados obtidos nos anos anteriores para se traçar as estratégias. “Também já é um momento de conversar com os professores, ver como é que está a turma, como é que vai ser o ano letivo. Escutamos os professores para ver o que eles têm de demanda para que possamos, durante todo o ano, traçar estratégias para melhorar a aprendizagem e alfabetização dos nossos alunos”.

A professora Gislane Chaves atua na educação infantil e no terceiro ano da Escola Municipal Raul Pompéia, zona rural. Para ela, as expectativas em participar da primeira formação eram as melhores possíveis. “Sabemos que todas as formações contribuem para o nosso crescimento, tanto em sala de aula quanto fora dela. Acredito sairemos daqui com muitas coisas na bagagem, porque todas as formações nos acrescentam”.

Também participaram da formação as coordenadoras Cléia Geane Oliveira Lopes e Isa Maria de Novaes Azevedo.