A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas (NPMV), realizou na última quinta-feira (2), uma ação interventiva de encerramento das atividades do Setembro Amarelo. O evento foi realizado com os alunos do 8º ano na Escola Municipal Fernando Spínola.

De acordo com o coordenador do NPMV, Rodrigo Ferreira, o objetivo principal da ação foi incentivar o cuidado preventivo, promovendo a identificação precoce de situações de risco, reduzir estigmas relacionados à saúde mental e, sobretudo, acolher e encorajar os adolescentes a pedirem ajuda sempre que necessário. A atividade foi conduzida pela psicóloga do NPMV, Cléa Lopes, e pela advogada, Patrícia Borba, que abordaram a temática de forma reflexiva e acessível aos alunos.

“Essas ações são importantes e servem de incentivo aos nossos alunos, para que eles se sintam encorajados a procurar ajuda, porque quem está de fora não imagina o que o outro está sentindo, não conhece os seus pensamentos, a sua dor, e se ele não falar, não demonstrar, a gente não vai poder ajudar”, disse Cléa.

Setembro Amarelo – mês em que se realiza a Campanha Nacional de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. Durante todo o mês, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), por meio do NPMV da Smed,  promoveu diversas ações referente ao Setembro Amarelo nas unidades de ensino da rede municipal. A iniciativa buscou sensibilizar alunos sobre a importância do cuidado com a saúde mental, do diálogo e do acolhimento. As atividades incluíram palestras, rodas de conversa e intervenções nas escolas, reforçando a mensagem de que falar é um ato de coragem e pode salvar vidas.

A Prefeitura reitera seu compromisso com a promoção da saúde mental e o fortalecimento das redes de apoio e escuta. Se você ou alguém que você conhece precisa conversar, procure ajuda.

Centro de Valorização da Vida (CVV) – Ligue: 188. Atendimento gratuito e sigiloso, 24 horas por dia.