Educação
Postado em 26 de abril de 2019 as 14:00:40 e atualizado em 30 de abril de 2019 as 09:22:41

Diretores escolares foram convidados a ouvir as estratégias para implantação das metas e trocar experiências.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está promovendo uma ação continuada com profissionais das escolas da Rede Municipal. A iniciativa tem o objetivo de atualizar os servidores sobre as metas propostas pela Smed para a Educação conquistense, além de unificar as ideias e frentes de trabalho dos setores administrativo e pedagógico.
Na tarde desta quinta-feira (25), três encontros foram realizados no espaço da Faculdade Maurício de Nassau. O primeiro reuniu servidores escolares; o segundo, um grupo de diretores com experiências exitosas; e o terceiro foi voltado a coordenadores e gestores da Rede.
Nas ocasiões, foram discutidas as metas desenvolvidas pela Smed. Elas são: alfabetizar 100% das crianças, até o 2º ano, além de adolescentes, jovens e adultos não-alfabetizados, até 2021; elevar para 6,0 a nota do Ideb do Ensino Fundamental I e II até 2021; monitorar frequência de 100% dos alunos da Rede Municipal; reduzir para 5%, no período de quatro anos, a distorção idade-ano dos alunos do Ensino Fundamental, nos anos iniciais; e ampliar em 20% a ofertas de turmas de Educação Infantil, garantindo os direitos de aprendizagem aos alunos desta etapa.
“Estamos aqui elaborando uma ação conjunta com o pedagógico, unificando as ações, falando sobre as metas gerais nossas e dando uma linha de ação unificada; onde desde o agente da portaria, que está ali, à professora, ao monitor, toda a equipe tenha como objetivo alcançar as metas estabelecidas”, explica o secretário de Educação, Esmeraldino Correia.

Para a secretária escolar Marinês Norberto, é importante que os profissionais se mantenham atualizados.
Marinês Norberto é secretária dos Círculos Escolares Intermediários I e II, conhecidos como Escolas Nucleadas, e esteve presente na reunião. “Os encontros são importantes porque capacitam o secretário escolar para estar atualizado e saber as informações que são inerentes à secretaria”, avalia. Para ela, essa união de forças tem tudo para trazer um bom resultado: “Uma vez que haja o casamento entre secretaria escolar e o pedagógico, que é o desafio que nós temos agora, a chance de termos êxito com as expectativas do avanço do aluno aumentam.”

O secretário Esmeraldino Correia e membros do Núcleo Pedagógico conduziram as atividades da tarde.
Mais ações – Na última quarta-feira (24), uma turma de manipuladores de alimentos também participou da ação. Os encontros continuarão acontecendo de acordo com calendário da Smed, envolvendo todos os funcionários das escolas municipais.
Ainda de acordo com o secretário Esmeraldino Correia, haverá outro momento em que a Smed irá expor as novidades em termos de infraestrutura. “A recuperação das 49 escolas, por meio do Renova Escola, mais a zona rural. Como vamos trabalhar, enfim, os recursos públicos destinados, maximizados e otimizados através da infraestrutura”, explica.