A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Educação, compareceu na tarde desta terça-feira (04), na sede da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia (CIPM). Essa foi a terceira reunião realizada com os agentes da Polícia Militar da Bahia, que vão patrulhar e também participar do Desfile Cívico do 7 de Setembro.

O objetivo desse encontro foi solicitar oficialmente o apoio da Polícia Militar, além de planejar ações de segurança para o que acontecerá na cidade. O documento, entregue ao comandante da 78º CIPM, o Major Edmário José Britto Araújo, pelas mãos da secretária Municipal de Educação, a professora Selma Maria de Oliveira, ressaltava a importância da presença da Polícia para as mais de 20.000 pessoas que assistirão e participarão do desfile.

Durante a reunião foram discutidas ações estratégicas, coordenadas entre os policiais e a prefeitura municipal, que também vai disponibilizar servidores para dar o devido suporte à guarnição do desfile. Serão disponibilizados pela 78ª CIPM, 40 policiais, divididos em duplas, que farão uma ronda contínua, além de outros 15, divididos em trios, nas 5 estruturas elevadas, montadas pela Prefeitura e instaladas ao longo do percurso.

“Nós estamos fazendo esse alinhamento com a prefeitura para que o desfile ocorra com o brilhantismo que lhe é característico. Estaremos colocando um efetivo durante todo o percurso, com policiamento ostensivo, para garantir que aconteça com tranquilidade”, é o que afirma o Major Edmário. Ao falar sobre as ações da tropa para esse 7 de setembro e as principais ocorrências que acontecem nessa data, o oficial explica: “as estatísticas apontam que acontecem pequenos furtos, como o de celulares e carteiras. Entretanto já estamos atentos a esse problema e estamos trabalhando com o nosso serviço de inteligência para que isso seja coibido”.

A Secretária de Educação, Selma Oliveira, falou sobre a importância da Prefeitura em formalizar compromisso com a Polícia Militar para esse tipo de evento. “A responsabilidade da organização do evento é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação. Mas, além disso, reconhecemos que a participação da Polícia Militar é imprescindível para garantir a paz durante o desfile”, destacou a secretária.