Representantes da Associação de Surdos de Vitória da Conquista foram recebidos nesta segunda-feira, 03 de abril, no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social, pela vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, acompanhada pelo diretor de Assistência Social, Michael Farias, e pela coordenadora de Proteção Social Básica, Aline Marciel.

A pauta principal da reunião tratou do atendimento dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) aos surdos de Vitória da Conquista. Na oportunidade, Irma Lemos falou da importância da formação continuada dos técnicos para este atendimento, “a coordenação do CRAS irá providenciar a capacitação para os técnicos que atendem no CRAS, para que os surdos tenham um melhor atendimento nestes serviços”, ressaltou Irma.

Segundo o IBGE, em Vitória da Conquista existem 471 pessoas surdas, destes, 75 participam da Associação, que tem apenas três anos de atuação. Para Magno Prates, presidente da Associação, o atendimento dos CRAS com intérprete de libras será muito importante para melhorar o acesso às políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) “os CRAS precisam se organizar para apoiar os surdos, permitindo que todos tenham acesso aos serviços do SUAS” destacou Magno.

Além do atendimento com interpretes de libras nos CRAS, o Governo Municipal também pretende ofertar o curso de libras como modalidade de curso profissionalizante, “tanto os CRAS, quanto o Programa Bolsa Família podem, futuramente, oferecer aos seus usuários curso de interpretação de libras em parceria com a Associação de Surdos” informou Michael Farias.