Na manhã desta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou um evento de formação para dar as boas-vindas aos cerca de 100 novos servidores que estão ingressando no quadro profissional de forma temporária. Eles vêm para reforçar o trabalho dos serviços e programas vinculados ao Serviço Único de Assistência Social (Suas). O evento aconteceu na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente.

Cerca de 100 novos servidores da Semdes foram recepcionados pela secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos; pelo secretário de Transparência, Diêgo Gomes; e pelo diretor de Assistência Social. Michel Farias.

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, apresentou-se e também familiarizou os novatos com toda a equipe de gestores que já atuam no quadro da Semdes. “Vejo com muita satisfação e esperança essa turma nova que está chegando, com muito gás e muita vontade de trabalhar. A gente vai fazer um bom trabalho, tanto no Bolsa Família, quanto nos serviços sociais”, afirma.

Além da integração entre os servidores, o evento também forneceu uma primeira capacitação para as equipes. “Dentro de uma ideia de educação permanente, a gente dá as ferramentas metodológicas e teóricas importantes para o trabalho que eles estarão fazendo ao longo desse tempo”, explica o diretor de Assistência Social, Michel Farias. E completa: “São investimentos importantes, que reforçam o compromisso que o Governo tem em garantir uma quantidade de servidores que possam melhor atender à população conquistense.”

Além da capacitação, o momento foi de apresentação e integração entre os novatos e a equipe de gestores.

Os funcionários estão distribuídos para atuar nas áreas estratégicas do Suas, que compreendem a Proteção Básica, a Proteção Especial, o Bolsa Família e o Programa Criança Feliz, que está em fase de implantação em Vitória da Conquista. A recepção e a capacitação da nova equipe refletem o olhar atento da Prefeitura, no sentido de valorização do servidor e de qualificação as políticas de Assistência Social, visando à oferta de melhores serviços, programas e benefícios à comunidade.

É o que espera oferecer a psicóloga Jully Rodrigues, que está iniciando a função de supervisão do Programa Primeira Infância, parte do Programa Criança Feliz. “É um programa importante, que está dentro dos Cras e da Proteção Básica, que vai auxiliar na atenção voltada para os vínculos familiares e para o desenvolvimento da criança de uma forma integral”, explica.

“A gente precisa ter amor, em primeiro lugar, para estar aqui”, afirma a psicóloga Jully Rodrigues.

Para ela, essa é uma grande responsabilidade, tendo em vista a amplitude do público em Vitória da Conquista. Por isso, é uma tarefa que exige compromisso e dedicação: “A gente precisa ter amor, em primeiro lugar, para estar aqui. E a gente está de coração aberto para receber essas crianças e fazer o possível para que elas tenham os seus direitos garantidos.”