Professora Débora fala da importância do diálogo com as instituições não governamentais

Nessa quarta-feira (26), no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu uma capacitação para representantes da sociedade civil que atuam na Rede de Proteção e Garantias de Direitos da Assistência Social com a professora Débora David.

Composta por Organizações Não Governamentais (ONGs), conselhos de direitos e conselhos tutelares, a Rede de Proteção de Garantia de Direitos integra a Política Municipal de Assistência Social atuando em diversas áreas como assistência e proteção às populações em situação de vulnerabilidade. Cada entidade enviou seu representante para capacitação que teve como principal objetivo a escuta dos pontos positivos e negativos do setor da assistência social.

Para a professora Débora, o encontro dessa quarta-feira foi muito importante para conhecer quais são os pontos fortes e desafiadores da política de assistência social. “A importância deste momento foi estabelecer um diálogo com a sociedade civil, porque a proposta de trabalho que estamos desenvolvendo, dentro da proteção básica, está intimamente ligada a ideia do conhecer as práticas, para uma consolidação de um novo lugar de integralidade desta política de proteção social básica dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Vitória da Conquista” ressaltou Débora.

Michael destacou o investimento do Governo Municipal no reordenamento da Assistência Social

Michael Farias, diretor de Assistência Social, destacou a importância do investimento do Governo Municipal na capacitação de toda Rede de Assistência Social. E a ela inclui-se a sociedade civil organizada que sempre prestou um serviço relevante nesta área e é parte importante no reordenamento que a Semdes vem promovendo nos serviços. “Desde o ano passado, nós estamos oferecendo para os trabalhadores do SUAS capacitações e, paralelo a isso, estamos fazendo um reordenamento das nossas práticas a partir de um diagnóstico socioterritorial, que está sendo assessorado pela professora Dirce Koga, e agora estamos com a professora Débora reordenando a Proteção Básica”, explicou Michael.

Lara do Instituto Social Padre Benedito Soares aprovou a iniciativa

Para a pedagoga do Instituto Social Padre Benedito Soares (antiga Pastoral do Menor), Lara Dantas Oliveira, o encontro foi muito importante e produtivo para assistência social. “Para mim este momento está sendo muito importante, pois acho que essa troca de informações contribui para o nosso crescimento social, pois sozinhos não conseguimos ter a visão do todo, por isso precisamos destes encontros que servem como ponto de partida para busca da população que nós assistimos”, salientou Lara.

A professora Débora é reconhecida nacionalmente no campo da Política Pública de Assistência Social, sendo responsável por diversos trabalhos de consultoria e assessoria junto a prefeituras e órgãos públicos. Também é docente em cursos de graduação e pós-graduação de várias instituições de Ensino Superior.