A professora Débora lembra que este será o primeiro de muitos encontros até dezembro

Educadores sociais e técnicos de nível médio e superior, que atuam nos serviços da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), se reuniram na tarde desta segunda-feira (27), no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Na capacitação, a professora e assistente social, Débora Maria David da Luz, falou sobre o processo de trabalho nos serviços ofertados pela Assistência Social.

A professora Débora é reconhecida nacionalmente no campo da Política Pública de Assistência Social, sendo responsável por diversos trabalhos de consultoria e assessoria junto a prefeituras e órgãos públicos. Também é docente em cursos de graduação e pós-graduação de várias instituições de Ensino Superior.

Este foi o primeiro de vários encontros que serão mediados por Débora até dezembro. “A ideia é que a gente faça uma exposição dialogada para que a possamos implementar aqui em Conquista uma metodologia da Proteção Social Básica, por isso é importante poder ouvir todos os trabalhadores que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, comentou Débora Maria.

Michael lembra dos investimentos do Governo municipal em capacitação para os servidores da Assistência Social

Para o diretor de Assistência Social, Michael Farias, a vinda de Débora é mais um esforço de investimento que a Prefeitura tem feito junto a Assistência Social para valorização dos servidores e melhoria do atendimento a população. “Desde o ano passado que o Governo Municipal começou a avançar na oferta qualificada de atendimento. Para isso convidamos a professora Dirce Koga para assessorar no reordenamento da Vigilância Socioassistencial e paralelo a isso estamos fazendo o diagnóstico socioterritorial de Vitória da Conquista, para que a partir destas ações possamos intervir de forma qualificada nos serviços que compõem a Rede SUAS de Conquista”, ressaltou Michael.

Para Catarina o momento com Débora foi muito proveitoso

A psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Miro Cairo, Catarina de Oliveira Silva, avaliou como positiva a vinda da professora Débora para auxiliar na reestruturação dos serviços da Proteção Social Básica. “Na realidade, eu acho muito interessante momentos como estes porque a gente não tem muito tempo para pensar em nossas práticas. Este é um momento de reflexão, que a gente pode expor nossas angustias e que Débora está trazendo para nós alguns esclarecimentos, então é sempre muito proveitoso”, avaliou Catarina.

Além do encontro com os trabalhadores da rede SUAS, a professora Débora se reuniu com diretores, coordenadores, gerentes da (Semdes) e com a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social Irma Lemos.

Encontro com Irma Lemos na Secretaria de Desenvolvimento Social