Desenvolvimento Social
Postado em 6 de dezembro de 2019 as 17:09:05
Mais uma oficina formativa, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, aconteceu nesta sexta (6). Representantes da Prefeitura, da Justiça e da sociedade civil, além de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), participaram da formação ministrada pelo especialista em Políticas Públicas, José Crus, no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente.
A oficina: “Suas, Sistema de Justiça e Sistema de Garantia de Direitos: Interfaces e possibilidades para a atuação integrada”, discute questões voltadas à relação entre o SUAS e os órgãos que integram o Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública) e o Sistema de Garantia de Direitos (a exemplo dos Conselhos Tutelares).
Nos últimos dois anos, a Prefeitura Municipal está empenhada na qualificação dos serviços socioassistenciais ofertados à população. “O nosso governo tem o compromisso de fazer mais e fazer melhor. O Suas de Vitória da Conquista nunca teve uma direção tão consolidada como a que tem desde 2017. Em nenhum momento, o governo tem refutado a garantia de direitos e de benefícios da população”, declarou o diretor municipal de Assistência Social, Michael Farias, que representou o prefeito Herzem Gusmão e a secretária da pasta, Irma Lemos.

Mesa de abertura do evento
Sobre a oficina e o ministrante, Farias ainda acrescentou: “o dia de hoje é para jogarmos luz nas relações institucionais. Ainda ontem, a vice-prefeita dizia que sua vinda mostra todo apreço que temos a todos os técnicos municipais. Nós todos estamos juntos e conectados”.
José Crus, que é vice-presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), já ministrou outras oficinas neste período de dois anos: “eu tive a honra de participar deste processo de formação de servidores. Acho que esse é o caminho. A formação é um dispositivo importante na gestão pública para qualificar, para uma reflexão crítica dos profissionais que integram o sistema e para que a entrega seja feita com dignidade à população mais vulnerável”.
Valdinéia Aragão, representante das entidades civis no Conselho Municipal de Assistência Social, também opinou: “Estamos felizes porque é super importante ter uma equipe toda bem preparada para estar no atendimento ao público. A gente percebe o compromisso da Prefeitura, dessa secretaria, com essa formação continuada. Isso é muito positivo”.