Desenvolvimento Social
Postado em 24 de julho de 2025 as 15:30:38 e atualizado em 28 de julho de 2025 as 18:21:31
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), esclarece que não está realizando nenhuma mobilização ou coleta de dados na zona rural do município para cadastramento em programas habitacionais, incluindo o Programa Minha Casa, Minha Vida Rural.
Moradores de diferentes localidades da zona rural do município procuraram o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rural informando que um grupo de pessoas está visitando as comunidades e solicitando documentos com a finalidade de cadastro. Essa oferta, realizada por terceiros, não tem qualquer vínculo com a Prefeitura de Vitória da Conquista.
A Prefeitura informa ainda que o único processo de cadastramento habitacional em andamento no município é o Programa Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), coordenado pela Diretoria de Habitação de Interesse Social, vinculada à Semdes.
Em 2024, quando o Programa Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural foi executado, nas regiões de Gameleira, Furadinho e Salobro, apenas uma associação foi selecionada, representando o total de 50 unidades habitacionais. As famílias beneficiárias já foram cadastradas, selecionadas e a lista dos contemplados foi encaminhada pela Semdes à Caixa Econômica Federal. Desde então não houve nova seleção para essa modalidade do programa.
Em tempo, a Prefeitura orienta a população a não fornecer dados pessoais ou documentos a terceiros que se apresentem com propostas semelhantes, sem a devida comprovação de vínculo institucional oficial, para evitar riscos de fraude e uso indevido das informações.
Para mais informações sobre os programas habitacionais em execução no município, a população pode entrar em contato com a Diretoria de Habitação de Interesse Social pelo telefone (77) 3229- 3223 ou presencialmente na sede da Semdes, localizada na Avenida Juracy Magalhães, nº 182, Bairro Jurema.