A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), está promovendo nesta quinta (23) e sexta-feira (24), a 1ª Jornada Pedagógica do Conservatório Municipal de Música (CMM). O evento tem como público os profissionais que atuam no espaço, a exemplo dos professores, e o objetivo é preparar o plano de trabalho deste ano.

Com o tema: “Como é bom poder tocar um instrumento”, a Jornada Pedagógica do CMM traz uma reflexão sobre a essência da escola de música e sua importância na sociedade e na vida dos indivíduos. Foram convidadas para tratar do tema, a psicóloga Mara França, a advogada Regina Pinheiro, e a pedagoga Karina Melchisedeck, todas cedidas pela Smed.

De acordo com o coordenador do Conservatório, Alex Lacerda, a proposta do evento é potencializar as condições para garantir um ensino de qualidade, mediante um momento de escuta, análise e reflexão a respeito do tema.

Presente na abertura da Jornada, o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Eugênio Avelino (Xangai), destacou a ênfase dada pelo Governo Municipal aos setores de educação e cultura da cidade, e ressaltou a competência dos profissionais do CMM. “Era costume que após o período de matrículas começassem as aulas , mas vimos a necessidade de fazer uma preparação pedagógica. Por isso, este encontro trata de oportunizar um aprimoramento do serviço do Conservatório”, disse Xangai.

Joadson Bonfim é professor de piano e aluno egresso do CMM. Ele relata a felicidade em poder contribuir com o trabalho na mesma escola em que estudou e também da importância em dialogar com outras áreas do conhecimento. “Acho essencial que, neste planejamento, discutamos o aspecto da psicopedagogia, pois lidamos aqui com perfis muito diferentes de aluno”, afirmou o professor.

As aulas do CMM estão previstas para começar no dia 1º de março.