Pequenos agricultores de Vitória da Conquista estão recebendo instruções sobre o cultivo da mandioca. A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), tem realizado palestras no interior do município.

No próximo sábado (22), às 9h, é a vez de São João da Vitória receber os professores de Agronomia da Uesb, Anselmo Elói Viana e Sandro Lopes, que ministrarão a palestra sobre o cultura da mandioca. O evento acontece na sede da Associação dos Pequenos Agricultores do distrito.

Os pequenos agricultores poderão saber sobre a qualidade, o tamanho da maniva, o espaçamento e a variedade da planta mais viável para o solo da região. “O objetivo do Governo Municipal é levar informação para que os agricultores tenham condições de produzir mais com qualidade melhor”, explicou o coordenador de Promoção Agropecuária, Eduardo Castro.

Agricultores da Lagoa da Visão participam de palestra

As duas primeiras palestras foram realizadas nas localidades de Lagoa da Visão e Dantilândia e reuniram um total de 60 pessoas. A próxima palestra será em outubro para agricultores de Itaipu.

Já em novembro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Uesb, realiza o Dia de Campo, no qual será apresentada uma nova variedade de mandioca, a “verdinha”.

Ano passado, a Prefeitura de Vitória da Conquista mobilizou cerca de 50 agricultores locais para o Dia do Campo, garantindo transporte e alimentação. Segundo o coordenador, este ano, o Governo Municipal pretende também apoiar os produtores de mandioca do município que desejam participar do evento.

Dia de Campo na Uesb: Prefeitura mobiliza agricultores locais