Gestão e Inovação
Postado em 17 de julho de 2013 as 16:39:03
O projeto constitui mais uma das ações do Programa Acolher
As políticas de valorização dos servidores públicos são ações permanentes instituídas pelo Governo Municipal de Vitória da Conquista. Esse é o resultado de diversas iniciativas que proporcionam melhorias na qualidade de vida e no desenvolvimento profissional de mais de 8 mil servidores municipais.
Na manhã desta quarta-feira, 17, no Gabinete Civil, a equipe da Secretaria de Administração, por meio da Coordenação Municipal de Gestão de Pessoas, lançou mais uma grande novidade. A partir de agora, o município contará também com o Projeto Acolhendo Você. A iniciativa constitui uma das ações do Programa Acolher e será destinada para os servidores que atuam na diretoria de atenção programática e especializada da Secretaria Municipal de Saúde.
Com essa ação, a Coordenação de Gestão de Pessoas se propõe a identificar o perfil dos servidores que atuam na diretoria de atenção programática e especializada da Prefeitura. O intuito maior desse diagnóstico é promover o desenvolvimento de iniciativas com foco na qualificação profissional, humanização, acolhimento, relacionamento interpessoal e suporte psicológico. Para alcançar esses resultados, serão disponibilizados suportes psicológicos, oficinas temáticas, momentos de descontração com os servidores e atendimentos focais de avaliação e acompanhamento. Outra importante ação será a sensibilização dos profissionais sobre a relevância do reconhecimento dos serviços oferecidos pela equipe.
O projeto também se propõe a desenvolver estratégias visando contribuir para um melhor relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho e a proporcionar estratégias motivacionais aos servidores. Toda ação também inclui a capacitação da equipe de profissionais quanto às habilidades na comunicação com pessoas que apresentam deficiências auditivas e visuais.
Para o prefeito Guilherme Menezes, a ação constitui mais um avanço. “É um projeto muito importante, sobretudo, pela relação que ele mantém com os profissionais do município”, declarou o gestor.
Núcleo de pesquisas– Para traçar o perfil dos servidores municipais e propor novas melhorias, foi criado em Vitória da Conquista o Núcleo de Avaliação, Pesquisa e Intervenção (Napi), que é ligado ao Núcleo de Psicologia do Programa Acolher e integra profissionais pesquisadores de diversas áreas. O objetivo é realizar diagnósticos, por meio de investigações e pesquisas, para que sejam propostas intervenções que promovam melhores condições de saúde mental dos servidores públicos municipais.
Todas as atividades do Napi serão pautadas em conformidade com o Código de Ética do Psicólogo – Conselho Federal de Psicologia (CFP). “O Napi vai fazer a ponte de pesquisa para as intervenções feitas no Projeto Acolhendo Você. Com o núcleo, vamos fazer pesquisas, tabulação e montar o banco de dados para que nós tenhamos informações para as intervenções nas diversas secretarias”, explicou o coordenador municipal de Gestão de Pessoas, Eduardo Arêas.
Outra ação proposta pelo núcleo será a elaboração de relatórios de pesquisas, artigos e trabalhos científicos. Dois deles já foram aprovados para serem apresentados durante o Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. “Nossa intenção é sempre a excelência de trabalho”, reforçou Eduardo.
Saiba mais– O Projeto Acolhendo Você integra o Programa Acolher, desenvolvido em Vitória da Conquista desde junho de 2011, com objetivo de desenvolver projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida dos seus funcionários. A proposta é dar suporte a diversos projetos que visam integrar e buscar soluções para as dificuldades apontadas pelos servidores.
Além do Acolhendo Você, há ainda ações como “O Programa Acolher quer cuidar de você”, a oferta de qualificação profissional para os jardineiros que atuam na Prefeitura, o projeto Encontros de Verão, entre várias outras iniciativas. Todo o trabalho é desenvolvido de forma integrada com outras secretarias e serviços municipais.
Maiores informações– A sede do Programa Acolher fica localizada na Rua Coronel Gugé, 11, Centro. O contato também pode ser feito pelos telefones (77) 3422-3886 e 3422-4048.