A vacinação acontece até as 17 horas, sem intervalo para o almoço

Neste sábado (12), acontece o dia D de vacinação contra a gripe, em Vitória da Conquista e em todo o Brasil. Até as 17 horas, sem intervalo para o almoço, todas as unidades de saúde da sede do município, mais postos instalados em escolas e na Feirinha do Bairro Brasil, estão abertos para vacinar a população.

Ao todo, cerca de 600 servidores ligados à Secretaria Municipal de Saúde estão trabalhando. “Hoje é um dia de mobilização nacional. Esperamos a população e convocamos o público-alvo da vacina, para aproveitar o sábado e esta oportunidade”, destaca a coordenadora de imunização Ana Maria Ferraz.

Cerca de 600 servidores ligados à Secretaria Municipal de Saúde estão trabalhando

Suzimara Oliveira é profissional de saúde e foi até o Centro de Saúde Régis Pacheco para se vacinar e também garantir a primeira dose para a filha de um ano e três meses. “Eu tomei o ano passado e não gripei. Gostei da tranquilidade e do atendimento”, disse ela, que terá que retornar em 30 dias ao posto com a pequena Alice, para a segunda dose. Apenas em crianças que se vacinam pela primeira vez que a vacina é aplicada em duas doses.

O senhor Dickson Lacerda, 62 anos, também foi à unidade de saúde neste sábado. “Eu achei super tranquilo, levantei cedo para enfrentar fila e foi ótimo”, afirma ele, que foi atendido assim que chegou. “Todo mundo tem que vir, as pessoas precisam buscar a vacina”, incentiva.

Suzimara Oliveira e a pequena Alice

Idosos, pessoas com doenças crônicas, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos podem se vacinar. A campanha teve início no dia 23 de abril e segue até 1º de junho. Após esse período, caso tenha sobra de doses, qualquer pessoa poderá buscar uma unidade de saúde para se vacinar.

“A nossa meta é vacinar 90% do público-alvo, que é um total de mais de 68 mil pessoas, até o fim da campanha”, informa a coordenadora.