Na oportunidade, foi discutida a implantação do Protocolo de Notificação, Diagnóstico, Tratamento e Monitoramento da Infecção do Trato Urinário das Gestantes

Profissionais de saúde do município se reuniram na última sexta-feira, 18, no Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav), para discutir a implantação do Protocolo de Notificação, Diagnóstico, Tratamento e Monitoramento da Infecção do Trato Urinário em Gestantes. A reunião, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, contou com a presença de profissionais de diversos setores da rede municipal de saúde, como Laboratório Central, Assistência Farmacêutica, Diretoria de Regulação, Atenção Básica, enfermeiros, médicos, e representantes das Unidades de Saúde.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thatiane Silva Santos, discutir a infecção do trato urinário em gestantes é de extrema importância para garantir a vida de gestantes e crianças atendidas no município. “Essas infecções podem levar à morte do feto, abortos e a partos prematuros”, afirmou Thatiane. “A implantação do Protocolo vai assegurar alguns exames, o monitoramento das gestantes e também a medicação no período pré-natal”, completou.

O coordenador do Laboratório Central, Mauro Fernandes Teles avaliou positivamente a reunião, ressaltando as contribuições dos diversos profissionais presentes que analisaram o processo de atendimento das gestantes, desde a solicitação do exame até o direcionamento dentro da rede municipal de saúde. “Temos um parâmetro de como está essa relação dessas pacientes com a saúde de Vitoria da Conquista e isto será importante para direcionar os próximos passos para a construção desse Protocolo”.

Para Pablo Maciel, coordenador da assistência farmacêutica, interagir com outros setores da saúde é fundamental. “Quando nos reunimos, fortalecemos vínculos e conseguimos fazer a ligação da gestão municipal com a assistência. Assim, conseguimos identificar as ferramentas que a gestão municipal pode ofertar para que a assistência seja de qualidade e vários outros pontos surgirão para serem debatidos assim vamos levantar as soluções que queremos para a melhoria da qualidade dos serviços ofertados”, afirmou o coordenador.