Na quarta-feira, 21, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) realizou um sarau em parceria com os alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento contou com apresentações musicais, declamação de poesias e outras atividades artísticas, proporcionando momentos de alegria e interação entre os participantes.

A iniciativa do sarau é resultado de uma colaboração entre o CCI e os alunos da disciplina de saúde do idoso da UFBA. Durante os últimos dois meses, os estudantes trabalharam temas relevantes com os grupos de idosos, abordando questões como a sexualidade na terceira idade, os benefícios da atividade física e a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.

Gerente do Centro de Convivência do Idoso, Debora Taita destacou que a parceria é vantajosa tanto para os idosos que podem ter acesso a informação e conhecimento, quanto para os alunos que têm a sua experiência formativa enriquecida pelo convívio com os idosos. “Esses estudantes do curso de enfermagem se dividiram e puderam trazer temas de extrema relevância para o nosso público, compartilhando conhecimento científico e promovendo a colaboração entre instituições de ensino e a comunidade”, ressaltou a gerente.

Patrícia Simões é aluna do curso de enfermagem da UFBA e destacou a importância da experiência de interagir com os idosos: “Os idosos daqui são muito ativos, sempre querendo aprender e se divertir. Eles têm uma experiência de vida fantástica. Sem dúvidas, é uma experiência muito enriquecedora, pois é uma visão diferente daquela que a gente espera. “Já a professora da UFBA, Ana Paula de Freitas, aponta a parceria com a Prefeitura como uma oportunidade de aproximar os alunos de idosos saudáveis e felizes. “É muito importante que os alunos tenham esse contato e conheçam idosos que aproveitam a terceira idade. A abertura desse espaço pela Prefeitura foi fundamental para essa troca de conhecimento e experiências”, destacou a professora.

Sirlene Vilas Boas é frequentadora assídua do CCI há 5 anos e ressaltou como é necessário promover atividades inclusivas e enriquecedoras para a população idosa, valorizando a experiência e o bem-estar dessa importante parcela da sociedade. A idosa também expressou sua gratidão pelo centro: “Para mim, o CCI é uma família, um lugar onde me sinto apoiada. É um órgão que merece aplausos da comunidade”.