Em uma iniciativa voltada à segurança de recém-nascidos e crianças pequenas, a Prefeitura, por meio do Samu 192, promoveu nesta quinta-feira (30) uma atividade educativa para mães e gestantes do loteamento Miro Cairo, abordando técnicas de desengasgo e primeiros socorros. A ação busca capacitar os participantes a lidarem com situações de engasgo dos pequenos, que, segundo especialistas, têm se tornado cada vez mais comuns.

O evento foi pensado em resposta à alta incidência de acidentes com crianças, que tem por hábito levar objetos à boca. O socorrista e instrutor do Núcleo de Educação em Urgência do Samu 192, Lucimário Costa, foi convidado para conduzir o treinamento, que contou com o uso de manequins para simular manobras de salvamento.

Segundo Lucimário, as manobras podem ser executadas até que a equipe médica consiga chegar ao local da ocorrência. “É fundamental que as mães saibam exatamente o que fazer em caso de engasgo. O primeiro passo é sempre ligar para o Samu 192, onde uma equipe capacitada estará pronta para ajudar. Além disso, manter a calma é essencial para que consigamos receber e passar as informações necessárias”, ressaltou o socorrista.

Lucimário

A atividade educativa é fundamentada pela Lei Federal 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que estabelece a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros infantis para funcionários de escolas e instituições semelhantes. A lei foi criada em memória de Lucas Zamora, que faleceu tragicamente em uma escola da cidade de Campinas – SP, após um engasgo. O ocorrido motivou a criação de um protocolo de segurança para crianças.

Letícia Dourado, mãe e técnica de Enfermagem, foi uma das participantes da atividade e expressou a importância do conhecimento em primeiros socorros. “Mesmo já tendo participado de outros treinamentos, fiz questão de comparecer para reforçar meu conhecimento e me sentir mais tranquila. A equipe da Unidade de Saúde nos acompanhou bem durante a gestação, e iniciativas como esta são muito bem-vindas”, afirmou Letícia.

Letícia

Fernanda Santana, enfermeira da Unidade de Saúde do Miro Cairo e responsável pela atividade, destacou o interesse das mães e a importância de realizar esses treinamentos de forma periódica. “Geralmente, trabalhamos essa temática uma vez ao ano. Assim que se renovam as gestantes, após nove meses, oferecemos novamente o treinamento. A adesão tem sido muito boa, e isso mostra a preocupação das mães em estarem preparadas para situações de emergência”, explicou Fernanda.

Fernanda

Ao todo, 20 participantes, entre mães, gestantes e alguns pais, participaram da ação no Miro Cairo, onde aprenderam práticas de manobras de desengasgo, além de esclarecer dúvidas sobre o tema. Ao final, foi emitido um certificado de participação.