Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 4 de setembro de 2024 as 17:49:23 e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 09:31:56
O Núcleo de Educação em Urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) iniciou um treinamento para a equipe de saúde do povoado da Roseira, com o objetivo de implantar o serviço de emergência na comunidade, que recebeu recentemente uma ambulância para atender, aproximadamente, 13 povoados da região. A capacitação foi direcionada aos 23 funcionários do posto de saúde, sob a orientação da equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP).
A nova unidade móvel entrará em operação nesta quinta-feira (5), sendo mantida pela Prefeitura Municipal para atender as comunidades de Roseira, Catarina I e II, Boa Sorte I e II, além de outros povoados vizinhos.
O povoado da Roseira está localizado no distrito de José Gonçalves, uma região estratégica próxima a diversos povoados que serão beneficiados por este novo serviço de ambulância. Durante o treinamento, realizado na terça-feira, dois instrutores do NEP e o condutor da ambulância estiveram presentes.
Compete ao Núcleo de Educação em Urgência (NEU), a responsabilidade de orientar e capacitar a equipe de saúde, explicando o funcionamento do Samu 192, treinando os profissionais para prestar os primeiros socorros até a chegada da ambulância, além de instruí-los sobre como acionar o serviço e comunicar-se eficazmente com o médico regulador.
O treinamento incluiu um módulo de suporte básico de vida, onde os profissionais de saúde aprenderam a identificar e responder a uma parada cardíaca, utilizando bonecos de simulação e outros equipamentos. “Os participantes também foram convidados a conhecer a base do Samu 192, com o intuito de serem capacitados para, em situações de emergência, estarem aptos a acompanhar a ambulância até o Samu 192, caso necessário. A ambulância entregue nessa comunidade é categorizada como tipo A, sendo utilizada principalmente para transporte de pacientes, mas pode se encontrar com a nossa equipe do Samu 192 em casos de maior gravidade, garantindo um suporte mais rápido ao paciente”, explicou a coordenadora do Samu, Graciele Tavares.
Em um segundo momento, será realizado um encontro com a comunidade, onde as lideranças dos povoados vizinhos à Roseira se reunirão para esclarecer à população o papel da ambulância. Será enfatizado que a unidade móvel deve ser utilizada exclusivamente em casos de urgência e emergência, e não para exames ou consultas de rotina. A comunidade será informada sobre o processo de acionamento da ambulância, que é regulado por uma central através do número 192, de forma gratuita, e receberá orientações sobre como comunicar a emergência de maneira eficiente.