A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Vitória da Conquista, está realizando uma capacitação em primeiros socorros para profissionais que atuam nas unidades de saúde, que fazem parte da Atenção Básica do município. O curso acontece do período de agosto a dezembro.

Durante o aperfeiçoamento, estão sendo abordadas as formas de identificar uma vítima de parada cardiorrespiratória, engasgo, acidente vascular cerebral (AVC), infarto e outras situações que exijam atendimento de urgência. Estão sendo demonstradas ainda as técnicas de primeiros socorros para essas ocorrências.

Geraldo Rocha

Segundo um dos facilitadores do curso, o socorrista Geraldo Rocha, a capacitação está oferecendo noções básicas sobre cada um desses tema. “Esta é uma área ampla e requer muito estudo, sendo que o curso oferece informações suficientes para a abordagem com segurança, para a realização dos primeiros socorros”, afirmou Geraldo. O facilitador também declarou que o curso é uma forma de estabelecer parceria entre a rede básica e o Samu 192.

Núbia Oliveira Santos

A agente comunitária de saúde da Unidade Básica João Mello, Núbia Oliveira Santos, acredita que a capacitação ajudará os profissionais de saúde em situações que são comuns em seu dia a dia. “Esta atualização foi ótima, porque estaremos mais seguros para intervir da forma correta, quando nos depararmos com tais situações”, avaliou Núbia.

Samu 192 – O serviço possui ambulâncias equipadas e equipes capacitadas, que atuam no atendimento pré-hospitalar de vítimas de acidentes e de traumas ou ainda de pacientes com outros problemas clínicos. Esse atendimento reduz as complicações e o índice de mortalidade entre as pessoas que precisam de atendimento de urgência e emergência. O serviço de Vitória da Conquista, antes conhecido com Resgate Médico, serviu como base para a implantação do Samu 192 em todo o país, pelo Ministério da Saúde.