Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar estudantes da rede municipal de Vitória da Conquista sobre os malefícios de trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), uma equipe do serviço visitou a Escola Municipal Frei Serafim do Amparo na manhã desta quinta-feira, 25.

Segundo a técnica de enfermagem, Jucineide Santos Oliveira, a prática do trote tem atrapalhado muito o serviço do Samu. “Hoje nós estamos fazendo uma campanha de conscientização contra o trote ao serviço do Samu 192. Além disso, estamos aproveitando a ocasião para trazer algumas informações sobre prevenções de acidentes que acontecem normalmente com crianças”, explica.

O trote traz uma série de prejuízos para o serviço, como o desgaste da equipe e gastos com deslocamentos desnecessários. Além disso, há a possibilidade dos reais pacientes esperarem mais tempo pelo atendimento por conta da equipe e viatura serem deslocadas para atender uma chamada inexistente em decorrência do trote.

Jucineide ainda revela que até o final do ano, o Samu 192 pretende visitar vários outros colégios da rede pública, passando informações, distribuindo panfletos e realizando dinâmicas com os alunos.

Trote em números – Ao longo de todo o ano passado, a equipe registrou nada menos que 82.682 trotes. Os números foram alarmantes, especialmente nos meses de agosto (8.213), setembro (9.138) e outubro (7.730). Em novembro, as brincadeiras de mau gosto foram responsáveis por mais de 10 mil ligações falsas. Em 2013, até o final de março, os atendentes já receberam quase 21 mil trotes – número cerca de 30% maior que no mesmo período do ano anterior.