Empreendedoras de diferentes ramos de negócios participaram, nesta segunda-feira (26), do primeiro encontro de Assessoria Empresarial Coletiva promovida pela Sala da Mulher Empreendedora. A iniciativa tem como objetivo auxiliar as 15 empreendedoras participantes a ampliar os seus negócios.

Além de encontros coletivos, as mulheres também receberão suporte individual de acordo com as necessidades de cada negócio. “A partir de conversas e análises, vamos identificar gargalos e dar um direcionamento mais assertivo para que possam vencer determinadas barreiras”, explicou a coordenadora da sala, Efigênia Ferreira.

Desenvolvida em parceria com o Sebrae, a metodologia utilizada é o Business Model Canvas, que é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Durante o primeiro encontro, a consultora do Sebrae, Priscila Gomes, apresentou parte da metodologia que consiste em um mapa visual abordando questões que vão desde parcerias e relacionamentos com os clientes até os recursos e fontes de receitas.

Para a artesã Rose Roque, que participa das atividades da Sala da Mulher Empreendedora desde sua implantação em agosto de 2021, o suporte oferecido pelo órgão impulsionou os seus negócios. “Antes eu só vendia on-line e tinha um espaço físico, hoje abri um segundo espaço em um shopping”, comemorou a empreendedora.

Sobre a assessoria, as expectativas de Rose são positivas. “Graças a Deus e com o apoio da sala, eu estou crescendo e a expectativa é crescer muito com esse novo aprendizado. Quem bem soubesse viria participar das atividades promovidas pelas sala”.