Educação
Postado em 29 de setembro de 2014 as 09:45:17
Leitura de obras de arte, recital de poesias e apresentações de teatro e música marcaram a tarde de sábado, 27, no 1º Sarau Literário do Programa Nacional de Inclusão de Jovens. O evento aconteceu na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo e reuniu também estudantes vinculados ao Programa das Escolas Municipais Milton de Almeida Santos e Zica Pedral.
A iniciativa partiu da necessidade de estabelecer e fortalecer entre os alunos o contato com a arte. Dessa forma, os núcleos das três escolas, que contam com o mesmo corpo docente, reuniram-se para idealizar a ação. A coordenadora do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, Karina Meira, enumera os objetivos do evento: “A gente pensou na interação entre os estudantes dos diferentes núcleos, possibilitando que eles também se apropriem desse conhecimento e dessas novas leituras.”
Com decoração temática e ambiente aconchegante, a Escola Municipal Frei Serafim do Amparo recebeu estudantes, professores e membros da comunidade. Para a diretora da instituição, Marlene Nunes, ver os espaços da escola se transformarem em palco para manifestações culturais foi algo muito prazeroso. Além disso, ela destacou a importância da democratização possibilitada pelo Sarau Literário: “A gente sabe que, para o crescimento do jovem, tanto na vida pessoal, como para adquirir saberes, a literatura é necessária.”
Falar em público, desenvolver habilidades com a leitura e a escrita e somar diferentes conhecimentos àqueles vistos no dia a dia da sala de aula são alguns dos aspectos que podem ajudar os estudantes a se desenvolverem. Esse é o pensamento de Nádia Oliveira, professora do Programa Nacional de Inclusão de Jovens nas três instituições envolvidas no Sarau. “O Programa forma o cidadão de maneira bem complexa. Dentro do conteúdo passado, a gente se preocupa em formá-lo para avançar no ensino, mas também pensando em como esse cidadão pode aperfeiçoar o senso crítico para contemplar as belezas da vida, como a poesia e a arte”, explicou.
Os estudantes se envolveram com as apresentações durante todo o evento. A iniciativa foi recebida com bastante alegria e entusiasmo. “Hoje eu participei com uma peça de teatro e a leitura de textos sobre arte antiga. Está tudo ótimo, maravilhoso”, avaliou Naiara Bispo, aluna da Escola Municipal Frei Serafim.
Discente da mesma instituição, Milena Santos destacou a beleza e a organização do evento. Por esses e outros motivos, ela já anseia pelas próximas edições. “Estou amando o Sarau, porque é uma atividade nova para a gente. Este é o primeiro, e eu espero que venham outros”, afirmou.
A oportunidade de vivenciar um momento lúdico, que alia o conhecimento ao lazer, é um dos pontos positivos desta atividade. Milena Silva, estudante da Escola Municipal Zica Pedral, concordou: “Essas iniciativas têm que acontecer para os jovens se enturmarem, estarem juntos e encontrarem os amigos. Na aula, a gente está sempre focado em aprender, então a gente esquece um pouco do brincar e do conversar. O Sarau é muito bom para nos trazer isso, gostei muito.”