Neste sábado (18), aconteceu em todo Brasil o dia “D” da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Em Vitória da Conquista, 34 postos de vacinação foram disponibilizados pela Prefeitura, das 8 às 17 h, visando atender cerca de 20 mil crianças. “Vacinamos, até a última quinta feira, 32% desse público e agora a expectativa é de um aumento significativo nesses números”, é o que informa a coordenadora de imunização da secretaria municipal de saúde, Elba Sampaio.

A coordenadora falou que a procura tem sido grande, por se tratar de doenças graves, e explicou ainda que a vacina contra o sarampo oferece proteção contra outras duas doenças: “Há uma vantagem a mais na vacina contra o sarampo que é a proteção contra a caxumba e a rubéola”, garante Elba.

Segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infecciosa grave que pode causar paralisia permanente em determinados músculos e que, geralmente, afeta crianças, mas também pode surgir em idosos e adultos com o sistema imune enfraquecido. Já o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Ambas as doenças podem ocasionar a morte da pessoa infectada.

Todas as crianças com idade entre 1 e 5 anos devem receber uma dose da tríplice viral, contra o sarampo, e contra a pólio que é a vacina inativada poliomielite (VOP), na forma injetável e a vacina oral na forma de gotinha, desde que não tenham sido vacinadas num período de 30 dias.

Desde 1986, a campanha contra a pólio conta com o carismático personagem Zé gotinha, responsável pela animação das crianças e no auxílio com a conscientização de seus pais quanto à importância da vacinação.

Mais informações a respeito da campanha podem ser encontrados no site: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinareproteger/, ou na unidade de saúde mais próxima.