Notícias
Postado em 21 de novembro de 2018 as 18:15:52

No dia 20 de novembro, acontecem em todo o país celebrações pelo Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695.
Em Vitória da Conquista, a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, é a pasta responsável por realizar ações de integração da cultura negra nos espaços públicos. Assim, as políticas de promoção da igualdade ocupam um lugar de destaque em âmbito institucional, na Prefeitura Municipal, ligadas diretamente ao Gabinete Civil.
Na tarde dessa terça-feira (20), em comemoração ao dia da Consciência Negra, ocorreu na Praça Nove de Novembro, uma apresentação de capoeiristas da associação Viva Conquista. O local foi escolhido por ser um ponto de concentração de baianas de acarajé da cidade, um dos mais importantes e conhecidos elementos da cultura negra no Brasil.

O Mestre de Capoeira, Antônio Santos Ferreira, conhecido por Mestre Acordeon, falou sobre a importância em se comemorar o dia da consciência negra, em um lugar em que estejam presentes duas de suas maiores expressões culturais. “Há um orgulho muito grande em fazer parte da capoeira. Nosso trabalho é o de combater o preconceito e promover a paz”. O mestre ressaltou a importância de promover a união e o respeito através de manifestações culturais. “O dia da consciência remete à história do negro que foi trazido da África ao Brasil e a força que nosso povo teve em demonstrar a resistência, através de figuras como a de Zumbi”.

Coordenador do Conselho de Igualdade Racial, João Silva, conhecido como Tata João, falou sobre o apoio da Prefeitura Municipal nos eventos. “Agradecemos a administração por acreditar e incentivar a cultura negra na cidade. Temos no Centro Cultural Glauber Rocha um espaço para que a população tenha contato com a capoeira. Dessa maneira sempre a prefeitura tem nos apoiado”, ressalta o coordenador.
Ainda em comemoração ao dia da consciência negra, serão homenageadas personalidades importantes da sociedade conquistense na manha desta quarta-feira (21), em sessão solene na Câmara de Vereadores. O coordenador de Igualdade racial, Alberto Gonçalves, relata a importância da homenagem. “Um dos pontos principais é resgatar a memória do povo negro e das personalidades que construíram essa identidade”.








