Educação
Postado em 5 de setembro de 2013 as 18:23:48
Melhorar cada vez mais a qualidade da educação no município de Vitória da Conquista em seus aspectos pedagógicos, de infraestrutura e de valorização dos profissionais é um dos compromissos da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Educação.
Projetos como o Roda de Alfabetização, iniciado em 2009 na rede municipal de ensino, vem proporcionando aos alunos novas possibilidades para assimilar conteúdos e adquirir conhecimentos. Presente em 40 escolas das zonas urbana e rural, o projeto conta com 70 professores e atende, anualmente, mais de 3.500 mil alunos do 4º e 5º ano.
Em 2013, o atendimento foi ampliado para os estudantes do 3º ano e do Ensino Fundamental II. Segundo a coordenadora e idealizadora do Roda de Alfabetização, Alcina Lúcia, todos os professores se encantaram com a proposta. “Temos uma equipe muito responsável que acatou a ideia. A primeira coisa para termos êxito em algum trabalho é acreditar muito nele para que as pessoas também acreditem e os professores são encantados com o projeto. Nós nos preocupamos em selecionar estudantes ou profissionais que já tivessem concluído os cursos de pedagogia ou psicologia para fazermos o encontro de uma intervenção psicopedagógica com os alunos”, afirmou.
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, tem investido também em formações continuadas para os professores que atuam no projeto com o intuito de contribuir para a melhoria da educação municipal e a qualificação desses profissionais. Durante os encontros, os professores recebem orientações, produzem materiais pedagógicos e recebem um mapa com sugestões de atividades a serem aplicadas com os alunos.
Com o método psicogenético, o trabalho de resgate das estruturas básicas de desenvolvimento dos alunos com dificuldade de aprendizagem tem trazido benefícios não só ao público alvo envolvido, como a todo o sistema de educação, desenvolvendo alunos mais interessados, conscientes das suas possibilidades e melhor preparados para acompanharem as atividades propostas ao nível de escolaridade.
“Realizamos um trabalho de alfabetização fazendo um resgate da parte psicomotora e paralelo a isso, dentro do método psicogenético, a discriminação visual e auditiva dos sons. A base do projeto está sobre essa percepção visual e auditiva dos sons com todo o respaldo psicomotor. É um trabalho baseado na psicomotricidade, a qual considero o alicerce maior do projeto que é somado ao trabalho de leitura psicogenética e ao raciocínio lógico, porque é preciso que essa criança pense para que ela consiga decodificar”, explicou.











