A Coordenação de Recursos Humanos, ligada à Secretaria Municipal de Administração (Semad), realiza hoje e amanhã, auditoria interna para avaliar o desempenho do sistema de gestão de qualidade. O objetivo é a manutenção do selo ISO 9001 na folha de pagamento da Prefeitura de Vitória da Conquista, que, no próximo mês de outubro, passa por auditoria externa realizada pela empresa Rina Brasil Serviços Técnicos Ltda.

Aline Maciel explica o objetivo da auditoria interna

De acordo com a coordenadora Aline Maciel dos Santos, esta auditoria interna é um dos pré-requisitos a serem cumpridos, para posteriormente acontecer a externa. Ela também destaca: “é uma forma de vermos como estão os processos, se está tudo bem, se tem algo que precisa ser corrigido, se tem alguma oportunidade de melhoria”.

Aline explicou que os auditores internos vão estar com cada gestor para fazer perguntas com base na normativa normativa ISO sobre os requisitos que cada processo precisa cumprir. “E aí nós temos as compreensões da organização, os processos de trabalho. Então eles vão fazer essas verificações, se o que está descrito corresponde à realidade. Como é que está o gerenciamento de riscos, as tratativas das não conformidades e ações corretivas, os treinamentos. Olhar para isso de maneira mais sistêmica para podermos observar como estão os nossos trabalhos”, argumentou. Ao todo são oito auditores internos certificados e 17 gestores de processos, ligados às Secretarias de Administração, Finanças, Saúde e Transparência.

Na abertura dos trabalhos, a gestora do Núcleo de Qualidade, Patrícia Sinara Gomes, disse que estará acompanhando os auditores na alimentação do novo sistema de Não Conformidade. Ela esclareceu: “esse é um sistema para que possamos acompanhar algumas falhas que podem ocorrer dentro dos processos e ter planos de ações corretivas. Sempre nós identificamos alguma falha, fazemos este processo de melhoria, até porque a Iso vem nessa abrangência da melhoria contínua”.