Na tarde da última quarta-feira, 10, os membros da Comissão Geral de Organização da VIII Conferência Municipal de Assistência Social se reuniram no gabinete do secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, para discutir estratégias de mobilização para o evento, que acontece nos próximos dias 7 e 8 de agosto, no auditório do Cemae.

A representante da União de Mulheres de Vitória da Conquista no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Lenira Figueredo, falou sobre o propósito da conferência. “É um momento de ouvir a sociedade para encontrar soluções viáveis para os problemas que foram apresentados durante as pré-conferências. Esperamos cerca de 400 participantes para nos ajudar a buscar alternativas para melhorar os serviços que são prestados na assistência social em Vitória da Conquista”, disse.

Lenira Figueredo, representante da sociedade civil no Conselho de Assistência Social.

Na ocasião, o secretário aproveitou a oportunidade para destacar a importância das 15 pré-conferências que foram realizadas ao longo dos últimos meses. Nas pré-conferências, a sociedade civil elegeu 129 delegados e indicou suas deliberações que estão sendo sistematizadas e serão remetidas à Conferência Municipal, que, por sua vez, encaminhará propostas e elegerá seis delegados para participar da etapa estadual.

Saiba mais: Com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, a conferência tem o objetivo de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger delegados para a IX Conferência Estadual de Assistência Social.

A conferência está organizada em seis eixos temáticos: Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos benefícios no SUAS e Regionalização.