Após quatro dias de discussões sobre as políticas urbanas a serem desenvolvidas na Bahia nos próximos anos, chegou ao fim, nesta sexta-feira (12), a 7ª Conferência Estadual das Cidades. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) e pelo Conselho Estadual das Cidades da Bahia (ConCidades), no Fiesta Convention Center, em Salvador, o evento trouxe o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Unindo Campo e Cidade para o Desenvolvimento Sustentável”.

Delegados eleitos de Vitória da Conquista

As discussões foram distribuídas por palestras, debates, mesas-redondas e grupos de trabalho, entre outras atividades. Entre os participantes, havia representantes do poder público, da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais, além de especialistas ligados à agenda urbana e territorial do estado.

Ao fim do evento, Vitória da Conquista teve cinco representantes do poder público municipal entre os delegados eleitos. Três deles – Geanne Oliveira, Rafael Celino e Taíse Vilas Boas – vão representar o município na Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em outubro, em Brasília (DF). Os demais – Diego Gomes e Edgard Borges – foram eleitos para ocupar duas vagas no ConCidades, na gestão 2025-2028. “Todos ocuparam uma função a partir das votações na Conferência Estadual”, registra Geanne Oliveira, secretária municipal de Governo. A delegada menciona, ainda, que os eleitos terão participação ativa em discussões sobre assuntos relacionados ao planejamento urbano do município.

Diego Gomes, assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), explica como será o trabalho dos novos integrantes do ConCidades: “O que se define no conselho, a gente busca as implementações nos municípios, nos territórios, e leva como política macro em todo o estado, mas que tem discussões diretamente nos municípios”. Ele cita como exemplo a habitação de interesse social, que é um dos eixos discutidos na conferência. “A política estadual repercute nos municípios. A importância desse espaço é Vitória da Conquista retornando ao ConCidades com cadeira cativa e permanente”, destaca Diego.

Assim que assumirem seus postos no ConCidades, os representantes de Vitória da Conquista deverão participar das discussões a cada dois meses, em Salvador.