Desenvolvimento Rural
Postado em 29 de outubro de 2013 as 19:04:02
A soma de esforços para o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca em Vitória da Conquista é uma ação permanente no município. Fruto desse empenho em prol do setor, representantes da Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Coopasub) e da Secretaria Municipal de Agricultura participaram, entre os dias 21 e 25 de outubro, do XV Congresso Brasileiro de Mandioca (CBM), realizado na capital baiana.
O evento constitui um espaço para discussão do que existe de mais atualizado sobre a mandiocultura. O tema de destaque deste ano foi “Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido”. As informações compartilhadas no CBM auxiliam os agricultores a melhorarem a produção e a produtividade, contribuindo para o desenvolvimento do setor em todo país, com capacitação, inovação e novas tecnologias.
Para trazer essas informações sobre mandiocultura para o sudoeste baiano e fortalecer ainda mais as ações para o desenvolvimento do setor, estiveram presentes no congresso o presidente da Coopasub, Izaltiene Rodrigues, o agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Uesley Cardoso, além de 90 agricultores cooperados da Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores. “É um congresso brasileiro, mas que tem pesquisadores de todo o mundo que vêm para mostrar os trabalhos e o que está sendo feito de melhor na mandiocultura mundial. É um evento que ocorre de dois em dois anos e que é muito importante, pois se discute de tudo, desde doenças às inovações e máquinas agrícolas”, ressaltou Izaltiene.
Para o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, o evento traz benefícios para os agricultores e para o setor de todo sudoeste baiano. “É um congresso de grande importância e nós tivemos um agrônomo que participou do evento e que trará as novidades para nossa região”, assegurou o gestor.
Reconhecimento – Um dos momentos de destaque durante o XV Congresso foi o reconhecimento às pessoas que contribuíram valiosamente para o desenvolvimento e a consolidação da cadeia produtiva da mandioca no Brasil. O presidente da Coopasub, Izaltiene, foi um dos homenageados com o recebimento de uma placa prêmio da Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM).
Segundo ele, o reconhecimento é fruto de um trabalho em conjunto. “É uma alegria muito grande receber esta homenagem, mas devo ressaltar que esse prêmio é de vários parceiros, como a Prefeitura de Vitória Conquista, que tem sido muito importante desde o início do nosso projeto até hoje. Temos uma parceria muito próxima e isso é relevante para todo setor mandioqueiro do sudoeste, pois Conquista é polo regional e tudo que se discute aqui se propaga para outros municípios”, declarou Izaltiene.
Conforme o secretário de Agricultura, a parceria entre o Governo Municipal e a Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia é de longa data e é consolidada em várias ações. Entre elas, na implantação do programa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que viabilizou ao agricultor conquistense e do sudoeste o acesso ao milho destinado à alimentação animal. “A Coopasub disponibilizou o espaço para armazenar o milho. Desde a fundação temos essa afinidade com a cooperativa”, informou Odir.
O XV Congresso Brasileiro de Mandioca é uma realização da Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM) e da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e correalizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex). Além de representantes e produtores rurais de Vitória da Conquista, o XV CBM reuniu caravanas das cidades baianas de Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Feira de Santana e produtores dos estados de Alagoas, Amapá, Sergipe, Rio Grande do Norte e Rondônia. Cerca de mil pessoas participaram do evento.